Cristiano Mariotti

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Coluna do Mauro Segadas - Um bom teste


Amigos, boa tarde!

Hoje o Vasco terá pela frente seu primeiro grande desafio na temporada. Após jogar três partidas contra times pequenos, finalmente mediremos nossas forças diante do nosso maior rival e assim será possível ter uma noção melhor de como está o time.
Não quero desmerecer as boas atuações que tivemos até aqui, mesmo por que a expectativa de todos era de que passaríamos sufoco no início do campeonato por estarmos começando um trabalho praticamente do zero, mas só é possível avaliar melhor o que está sendo feito quando temos pela frente adversários mais duros.

E Vasco x Flamengo sempre é Vasco x Flamengo, né? É um jogo diferente, mesmo sendo disputado numa quinta-feira, às 19:30h, com o Engenhão provavelmente bem vazio. Coisas da fantástica Federação de Futebol do Rio de Janeiro.
Pelo o que as duas equipes apresentaram até o momento, vejo o Vasco um pouco a frente. Estamos jogando mais soltos, leves, com certa velocidade e contando com a boa fase do garoto Bernardo, mas, em clássico, tudo é imprevisível.


Se vencermos hoje, teremos a classificação para as semifinais praticamente garantida e o único objetivo será terminar em primeiro no grupo marcando o maior número de pontos para que tenhamos a vantagem do empate nos jogos decisivos.

O Gaúcho repetirá o time que vem jogando, mantendo André Ribeiro na zaga e Jhon Cley no meio.
Espero estar enganado e que estes dois façam uma grande partida, mas acho bobagem insistir com ambos.
O primeiro é atabalhoado e não demonstra segurança alguma. Não é zagueiro para vestir a camisa vascaína.

O segundo é bem novo, vem destoando do resto da equipe e parece sonolento em campo. Creio que esse rapaz ainda não percebeu que está jogando nos profissionais. Precisa se ligar mais no jogo, participar ativamente das jogadas, demonstrar disposição. Todos nós sabemos que ele tem potencial. Nos juniores sempre foi o destaque e a expectativa era grande com o seu aproveitamento no time principal.
Acho que o Dakson poderia entrar no seu lugar. Vem jogando bem, habilidoso, boa visão de jogo.

Independente de quem entre em campo, espero uma ótima partida e que tenhamos uma boa atuação deste novo time vascaíno.
Entraremos em campo com: Alessandro, Abuda, Dedé, André Ribeiro e Wendel; Felippe Soutto, Pedro Ken, Jhon Cley e Bernardo; Éder Luis e Leonardo.

Boa sorte, moçada!!

Nei e Douglas

Gostei muito da contratação do Nei. Bom lateral, raçudo, apóia razoavelmente bem, tem certa técnica e, pelo que ouvi do René Simões, é um líder nato. Isso é importante para um grupo jovem como este do Vasco.
Seja bem-vindo, Nei.

Douglas está indo para o Dnipro, da Ucrânia. Uma pena. Acho um bom zagueiro. Promissor. Que tenha sucesso por lá.
Sua saída será importante somente pelo fato de que entrará uma boa quantia nos cofres vascaínos. Estamos precisando muito!!
E que o René busque o quanto antes um substituto. André Ribeiro não dá e Luan ainda ta muito cru, a meu ver, para assumir a titularidade.

É isso, amigos.

Abraços e bom jogo!!

Mauro Segadas
Twitter: @VascoJuve

3 comentários:

  1. Mauro, a derrota faz parte de quem ainda se prepara e busca armar um time com jogadores que mal se conhecem. Mas entendo que o goleiro é ruim, o zagueiro André Ribeiro é fraco e o Jhon Clay mais parece um veterano prestes a se aposentar. Muito me preocupa a fase do Dedé. Desde o ano passado, quando retornou da contusão, que ele não joga nada. Ontem cheguei a ter pena. Mas temos que torcer para que a fase (que fase!!!) logo passe e ele volte a ser o grande jogador de sempre. Ainda temos o Nei e o peruano de nome estranho, que quando entrarem farão o time crescer certamente. E o Tenório ontem demonstrou que aos poucos vai retornando à forma e poderá fazer uma bela dupla de frente com o Eder Luiz. Não entendo a razão do Marlone não entrar no time. O potencial dele é muito grande e precisa de jogo para adquirir maturidade. O Dakson é excelente jogador e não pode ficar fora.É isso. Nada de desespero. Apenas vamos aguardar que a comissão técnica trabalhe com bom senso e promova as alterações necessárias. Abração e saudações vascaínas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernando.
      Concordo com sua análise. Não é hora de desespero. Estamos no início de temporada e tem muito a ser feito.
      Gaúcho deu uma boa declaração hoje. Ele acha que o time não precisa de volantões e que pode jogar ao estilo Europeu, com todos ajudando na marcação e a equipe com mais posse de bola e qualidade no passe. Isso é interessante, mas, para que surta esse efeito, será preciso MUITO treinamento. O futebol brasileiro não está acostumado com este estilo de jogo..
      Dedé está jogando sozinho. Sem laterais para ajudá-lo, sem um zagueiro de nivel ao lado e com volantes que pouco marcam. Isso o prejudica bastante, mas sua má fase é notória. Ainda não conseguiu recuperar o futebol de 2011 e isso preocupa.
      Tb acho que o Tenório será importante durante o ano. Resta saber se conseguirá se livrar das seguidas lesões.
      Grande abraço, Fernando. SV

      Excluir
  2. Mauro, continuo firme na convicção de que temos que dar tempo ao tempo. O trabalho é sério, as pessoas são competentes e, fundamental, o Dinamite não está a se meter nas questões do futebol. Vamos ter paciência! O elenco é novo, jogadores mal se conhecem, todos estão vindo de período de férias e a condição física ainda é precária. Se você bem analisar a partida contra o Flamengo verá que muitas chances foram desperdiçadas pelo time. Não seria nenhum absurdo dizer que o jogo poderia acabar até empatado ou com vitória do Vasco. Contra o Bangu, não. A atuação foi ridícula, sobressaindo a pífia atuação do Dedé e a absurda falta de compatibilidade entre o Bernardo e a vontade de jogar bola. Eu acho que esse rapaz desperdiça, e muito, as oportunidades que lhe são oferecidas. Me parece bastante imaturo, se achando muito mais do que realmente é. Talvez se reconhecesse ser um jogador sem nada de extraordinário poderia render muito mais para o time. Agora, ouço falar em Robinho. Será verdade? É lógico que todos erram na escolha de novos jogadores, porém há acertos também, Mas contratar Robinho é brincadeira de péssimo gosto que só serve para atrapalhar ainda mais o atualmente conturbado momento vascaíno. Torcedor que tenha bom senso não engole essa. Abração e saudações vascaínas.

    ResponderExcluir