Cristiano Mariotti

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

A "quarta-força" líder do Rio de Janeiro!

Por: Cristiano Mariotti

Em primeiro lugar, gostaria de agradecer ao companheiro José Carlos Prata pelo convite que fora me feito (e prontamente aceito) de ser mais um dos colunistas desse conceituado blog produzido por ele em parceria com outros companheiros, tais como Mauro Bremer e Marcelo Leão! Procurarei sempre que possível postar minhas opiniões, tal como já tenho o igual prazer de fazer nos, também, ótimos espaços SuperVasco, SempreVasco, WebVasco e, agora, aqui nesse domínio, igualmente parceiro e que contribui com a troca de ideias para um Vasco a cada dia mais bem formatado dentro do modelo no qual idealizamos.

Bastaram duas rodadas e menos do que uma semana para sairmos do "rótulo" que nos fora dado de "patinhos feios" da turma aqui no Rio de Janeiro para alcançarmos a momentânea condição de clube mais bem colocado desse fraquíssimo e nada rentável certame. Nada como duas vitórias - dentro da normalidade, tal como realmente deveria ser - para que o clube em "eterna crise" fosse visto na parte mais alta da tabela de classificação, incluindo os adversários dos dois grupos da Taça Guanabara. 

Motivo de festa? Obviamente, não! Sem maiores devaneios, tal conforme escrevi na última segunda-feira. É necessário, acima de tudo, manter a coerência e o equilíbrio, pois o ano está somente começando para um time em formação, que vive ainda da incompletude em seu elenco e que, com certeza, em determinados momentos apresentará inconsistência também! Mas também é evidente que as vitórias dão, pelo menos, uma tranquilidade inicial para um trabalho que tende a crescer, agora com esse novo comando no futebol dos bons profissionais que lá chegaram para salvar ao clube - pelo menos, no futebol - da desordem que se imperou desde janeiro do ano passado. 

E tal como é óbvio também, se fosse o Vasco a perder pontos para as equipes de menor investimento estaria a imprensa "Flapress" nesse momento a repercutir e, até mesmo, a sugerir mais uma crise para um clube que já vive muitas internamente, inclusive de redefinição de sua própria identidade perante sua história de lutas e conquistas. Como já não bastassem alguns internos que já torcem contra para instaurar ao caos e retomar as discussões políticas oportunistas e fora de hora, ainda tem a imprensa que repercute a tudo em altas proporções, pelo menos quando a "crise" vem da Colina Histórica. Portanto, vencer não somente apazigua ao balneário como também ao ambiente externo, dá confiança e mostra que, acima do desespero, existe o fio de esperança para um ano que já iniciou nas trevas para nós, mas que tende a clarear com o tempo SE E SOMENTE SE mantiver o trabalho sério, com respaldo aos profissionais e SEM INTERFERÊNCIAS dos amadores, esses sim, que já se demonstraram incapazes de gerir sozinho ao clube, mas que contam agora com um triunvirato competente que veio para reconduzir, ao menos o futebol, aos caminhos da vitória dentro de nossa realidade financeira.

E, consequentemente, coerência, equilíbrio e reconhecimento de que ainda falta MUITA coisa a melhorar já são bons norteadores para que não se caia na zona de conforto e na estagnação, quando não no retrocesso, e tampouco no vislumbre de que será sempre maravilhoso assim tal como agora esse momento. Existem MUITOS obstáculos pelo caminho, portanto, essa parceria entre clube e torcida será fundamental nesse momento de reconstrução. Enquanto isso, no entanto, nada nos impede de nos rendermos às evidências de que, ainda assim, não se trata de loucura acharmos que o título é possível. Ao meu ver, fora a Unimed All Stars que dará toda atenção à Libertadores, os demais chamados de grandes estão equiparados conosco, e mais: nesse momento na tabela, inclusive abaixo, o que nos mostra que futebol ganha-se de fora para dentro de campo, com trabalho sério e dedicação, e não com discursos depreciativos e rótulos impostos, tal como "pior do Rio", "quarta-força" ou alcunhas desse tipo!

Mas se assim desejarem, então que assim seja: hoje, o eterno clube em crise quarta-força do RJ hoje é líder! Um bom começo para quem esperava o mesmo Apocalipse tal como em 2011...

O mau jornalismo 

Parece que o diário Lance! segue a passos largos o aprendizado de mau jornalismo imposto pela mídia "toda poderosa", noticiando situações que colocam como se Dedé esteja irritado ou amargurado de não ter (pelo menos, ainda) sido transferido para o Corínthians, em especial. Mercadologicamente para a mídia pelo momento que o clube do Parque São Jorge vive e por ser a segunda maior torcida do país, é mais interessante para eles que o "Mito" vá para São Paulo. Só se esquecem de se lembrar de que o Vasco, tal como o Corínthians, é também um GIGANTE do futebol brasileiro, mesmo com o atual momento vivido, e como tal deve se impor, tal como exemplo dado na última quarta-feira em ter rejeitado a proposta feita ao atleta.

Satisfeito todos nós ficamos com a pretensão do Vasco, mais do que isso, correr à busca de patrocinadores para adquirir a totalidade dos direitos econômicos, de forma ao Vasco ter mais lucro no futuro em uma possível transferência para um clube europeu. Isso é pensamento profissional e grande, com certeza já reflexo dos novos dirigentes profissionais que chegaram e que já perspectivam, desde já, um ganho maior no futuro.

Contudo, a pressão é MUITO grande para uma possível venda, e em especial, da mídia, agora mau representada jornalisticamente por esse diário, sempre parcial de forma clara para quem quiser enxergar. Um dia o que fora o veículo extraoficial de comunicação para a "redemocratização vascaína", agora atua como veículo oficial de prestação de desserviços ao clube em favor do merchandising ao "queridinho paulistano", outrora último virgem das Américas dentre os grandes do estado.

"Toque final"

Estive com dois amigos meus - um deles, em especial. de infância - na Livraria Argumento na última terça-feira, ocasião em que o ex-Presidente estava autografando sua biografia produzida em obra junto com o autor da mesma ao seu lado. Tive o prazer de encontrar outros companheiros no qual já conhecia, tal como Gilberto Pinto,gente da melhor qualidade que, mesmo estando em lado oposto a mim em certos pensamentos, tenho certeza de que é um dos grandes vascaínos que querem ver nosso clube a cada dia melhor, sem se deixar contaminar com a "politicalha" que tanto nos atrapalha. Conheci ainda o companheiro gente boa Leandro Brandão, com quem compartilhei ideias e, a ele, comentei também sobre meu sonho utópico de ver um Vasco mais unificado em suas frentes políticas, aproveitando-se o melhor de cada uma delas.

Tive, ainda, o prazer em abraçar e cumprimentar ao MELHOR VP Jurídico que nosso clube já teve, desde que me entendo como vascaíno: Dr. Paulo Reis, e disse-lhe claramente que faz MUITA falta sua presença em nosso corpo jurídico hoje! Seria, com certeza, um dos homens no qual deveria ser mantido na transição de poder em 2008, não fossem as questões políticas que afastam as pessoas e que o Vasco paga altos preços por todas elas.

Ao final do evento, cumprimentei educadamente ao ex-Presidente. Apertando-lhe a mão, proferi a ele somente a seguinte frase: "Temos que pensar no Vasco em primeiro lugar!".

Entendam como quiserem...

2 comentários:

  1. Meu Deus! Se discursos pagassem dividas. Hoje a grande prioridade não é ser líder da chave. As atenções tinham que ser voltadas para as dividas que o clube tem e que vem se acumulando. Conforme noticias o clube deve 450 milhões. Será que um clube que deve tanto e não tem renda nem para pagar os salários dos seus funcionários pode pensar em contratações,Esse mesmo filme eu já vi ano passado. Chegou a final dos dois turnos e no entanto deu no que deu. O sonho acabou! O clube está falido. É quase certo que daqui mais alguns meses o assunto serão os mesmo - salarios atrasados, receita penhorada etc.,

    ResponderExcluir
  2. Amigo,parabéns,eu não esperava outra coisa que não fosse uma coluna maravilhosa como essa,e que mais gostei foi a observação sobre o mau caráter do jornalismo do Lance.

    ResponderExcluir