Cristiano Mariotti

domingo, 20 de janeiro de 2013

Coluna do Cesar Augusto Mota- Para começar com o pé direito


Olá amigos ligados no nosso blog e apaixonados pelo Vascão. A temporada 2013 já começou e não podia ser melhor, com uma vitória convincente contra o fraco Boa Vista e com atuações destacadas de alguns jogadores, vejamos a seguir.

A partida foi marcada não só por ter sido a primeira do ano em jogos oficiais, mas também como a do Mito Dedé levando a braçadeira de capitão do time vascaíno, indicação acertada da comissão técnica, pois Dedé luta, se cobra muito e também mobiliza seus companheiros e por ser um dos poucos ídolos que restou no clube e que tem muito crédito com a torcida. Durante os 90 minutos, Dedé apresentou futebol de nível, acertou a maioria dos passes, não errou o tempo da bola e  de posicionamento e esbanjou tranquilidade, se mostrou focado somente no Vasco e no jogo, deixando de lado especulações de sua possível saída e os interesses de Cruzeiro e Corinthians em seu futebol.

Jogar pelas laterais, isso foi de grande preocupação, pois só tínhamos uma opção pelo lado esquerdo, Dieyson, e nenhum atleta na posição pelo lado direito.O elenco contava apenas com Elsinho na lateral direita, mas nos últimos dias de treinos em Pinheiral sofreu fratura na tíbia esquerda por stress e desfalcará o Vasco por 2 semanas. A solução, apesar de questionada pelo diretor técnico Ricardo Gomes, foi de improvisar volantes, Abuda e Wendel. No jogo, foram poucas jogadas na esquerda, e quase nenhuma na direita, e o Vasco criou mais chances de gol pelo meio campo, com Carlos Alberto se apresentando para o jogo como há tempos não víamos e muita disposição.

Na proteção dos zagueiros, 2 novas caras, Fillipe Souto e Pedro Ken, e os 2 tiveram ótimas participações, com passes precisos, ótimas saídas de bola e forte marcação, e em alguns momentos subiam ao ataque.  E dos 3 gols, Pedro  Ken deu passe para 2, de Carlos Alberto e Éder Luis, e apesar de ter chegado com a pré-temporada em andamento, Pedro Ken foi um dos destaques do jogo. Já Fillipe Souto se mostrou mais à vontade e não sentiu o peso da estréia.

Outros 2 destaques na partida foram de Éder Luis e Bernardo, que fizeram dupla de ataque, o primeiro com várias subidas a linha de fundo e um maior número de finalizações, o segundo disposto a apagar a imagem ruim que deixou ao sair do clube em 2012 e dar a volta por cima. Bernardo participou ativamente das jogadas, e fez um belo gol após triangulação com Wendel e Carlos Alberto. O gol foi seu cartão de visitas nesse retorno ao Gigante da Colina, e prometeu lutar incessantemente para que 2013 se torne um ano de conquistas, é ter paciência e agurdar os próximos jogos.

O jogador que destoou do grupo foi Jhon Cley, que foi tímido no meio campo, mas que contribuiu nos desarmes e errou poucos passes. Ótimo na parte defensiva, mas ofensivamente deixou a desejar. É um atleta jovem, que iniciou o jogo de titular, precisa de uma sequência maior de jogos e aperfeiçoamento de fundamentos, mas para uma estréia, foi Jhon Cley razoável.

Analisando agora o jogo como um todo, a atuação do Vasco para o início de uma competição foi surpreendente, com uma equipe bem postada, com marcação forte, e um ritmo de jogo intenso, com muitas trocas de passe e jogadas fluindo pelo meio campo e algumas pelo lado esquerdo, com Wendel. Jogo não só marcou a vontade dos novos contratados em mostrar serviço, como também a de alguns veteranos desacreditados, Éder Luis, Bernardo e Carlos Alberto. A maioria dos torcedores não dava nada por eles, e as atuações destes foram além do que imaginávamos.

Foi ainda o primeiro jogo, não dá para ter empolgação, mas o resultado e o futebol apresentado nos dão uma amostra de que esse grupo recém-formado e que ainda contará com mais peças irá deixar de fora os problemas extra-campo e se preocupar em dar o melhor nas 4 linhas, e comprometimento total com a torcida e instituição. Política pés no chão, e que nunca deixemos de acreditar e apoiar nosso amado Gigante chamado Vasco. Abraços a todos, e que venha mais outra vitória quarta-feira contra o Macaé, agora em São Januário. SV!

 

@GANGDOBACALHAU
@rasecmotta11

Nenhum comentário:

Postar um comentário