Cristiano Mariotti

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Coluna do Mauro Segadas - O ano do torcedor

Bom dia, amigos.
É um prazer estar de volta aqui no Blog. Espero que todos tenham tido um excelente fim de ano, aproveitado bastante as festas e que 2013 venha repleto de realizações pessoais e de bons fluidos para o nosso amado Vasco.
E precisaremos muito desses bons fluidos. O ano não será fácil e o torcedor terá papel fundamental para que tenhamos uma temporada tranquila, sem sustos.
Imagino que você aí esteja pensando: “ Poxa, de novo esse papinho de que nós é que teremos que carregar esse time.”

Pois é, amigos. Nós seremos essenciais, assim como fomos há 3 anos atrás, na disputa da série B. É ruim imaginar que passaremos o ano todo apenas fazendo papel de coadjuvante? Sim, é muito ruim, mas acredito que seja por um bom motivo.
Acho que o clube resolveu buscar uma profissionalização, e isso requer sacrifícios. Hoje estamos com o caixa zerado e é de se admirar o que vem fazendo o René Simões na busca por um time competitivo.



Vejo muitos torcedores criticando o seu trabalho, seu estilo de conduzir as coisas, achando que ele não tem qualquer mérito nas contratações feitas até o momento.
Moçada, é preciso lembrar que não temos nada para oferecer a estes jogadores que estão vindo, a não ser a chance de envergar o nosso manto.



Não deve ser fácil chegar pro cara e falar: ” Amigo, você quer vir jogar no Vasco? Só posso te pagar tanto e mesmo assim não garanto que você receberá em dia. O mês pode durar 90 dias.”

Já imaginou o jogador ouvir isso e se sensibilizar com a situação do clube? Aceitar este mega desafio, ainda mais vendo que os principais jogadores do elenco abandonaram o barco recentemente?


Complicado, minha gente.


É óbvio que os empresários estão vendo no Vasco a chance de colocar seus jogadores na vitrine do futebol. Eles estão aí pra isso mesmo e o Vasco não tem outra saída HOJE.

O próprio René já disse isso claramente. A preocupação é em ter um TIME para 2013. Não temos dinheiro!
Isso deixa bem claro que o objetivo imediato é de  quantificar o elenco para que, mais pra frente, possamos qualificá-lo.

Acredito que até o meio do ano nossa situação esteja bem melhor. Estará longe do ideal, mas já poderemos vislumbrar um horizonte.

O René afirmou em entrevistas recentes que pretende começar o planejamento de 2014 já em agosto/setembro deste ano. Hoje, as coisas estão sendo feitas em cima da hora, na base do bom, bonito e barato.

Esse atual momento lembra, sim, o de 2009. Infelizmente estamos pagando o preço de uma má gestão. Erros se acumularam e agora temos que assistir os outros times buscando grandes jogadores enquanto tentamos montar um grupo de atletas que “comprem” o nosso momento.


O melhor de tudo é que o futebol é tão imprevisível, maravilhoso, que não é impossível conquistarmos o Carioquinha. Aliás, já passou da hora de voltarmos a levantar esta taça. Desde 2003 não somos campeões e o torcedor sente falta de comemorar um título regional.
Quem sabe não surpreendemos todo mundo??
Nos resta apoiar e esperar por boas novidades nos próximos meses. Sei que elas chegarão!

Time Titular

Vamos esboçar o provável time que iniciará o Carioca.
Alessandro, Elsinho, Dedé, Douglas e Wendel; Sandro Silva, Bastos, Bernardo e Carlos Alberto; Éder Luis e Leonardo.
Na boa, dá pra começar com vitória tranquila a nossa trajetória, não concordam? Ainda podem entrar aí o Felippe Soutto, Thiaguinho, Tenório (será que volta do Equador?), Dakson...
E aguardemos as possíveis novas contratações. O René ainda está no mercado.

Pedrinho

Obrigado, Pedrinho. Você tinha tudo para ser um jogador diferenciado. As lesões impediram que isso acontecesse, mas sua carreira foi bacana e a homenagem do Vasco é mais do que merecida.

Abraços e Saudações Vascaínas

Mauro Segadas
Twitter: @VascoJuve

12 comentários:

  1. Grande Mauro,é verdade,o torcedor tem mais uma vez que fazer a sua parte e vestir a camisa junto com o time e estar junto apoiando todo tempo.Acredito que se deixarem o René vai fazer um grande trabalho.SV.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Zé. Temos que apoiar muito o René. Tá tirando leite de pedra.
      Abração, meu amigo!

      Excluir
  2. É isso aí Irmão, ótima coluna. Nunca é demais reforçar nosso compromisso com o Vasco. Estaremos juntos em 2013, mais do que nunca.
    Abraços.
    #SV

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brigado, Maurão. Estamos juntos!!
      Abração e SV.

      Excluir
  3. Achei vc aqui tb Mauro..rs como sempre coluna sensacional! Vc diz o que o torcedor de uma maneira geral sente. Parabéns!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, querida! Acompanhe sempre os outros colunistas do Blog tb. São excelentes. Estamos formando uma grande equipe!!
      Abraços e SV

      Excluir
  4. Perfeito, é isso aí. O Vasco acima de tudo. Vamos ter paciência e aguardar os bons resultados que não devem ser imediatos, porém certamente acontecerão a seu tempo. O Renê Simões faz hoje no Vasco o que nenhum outro fez no ano que passou. O clube viveu em 2012 um ano de amadorismo puro. E daí a nau vascaína acabou à deriva, sem rumo. Vamos apoiar. E não nos esqueçamos do Ricardo Gomes, a quem cabe a palavra final no departamento de futebol e que com sua sabedoria e bom senso saberá levar o Vasco a novas e gloriosas conquistas. VIVA O VASCO!Fernando Cavalcanti

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, Fernando. 2012 precisa ser deixado para trás. René vem fazendo um grande trabalho e isso precisa ser enaltecido.
      Concordo o que vc disse sobre o Ricardo Gomes. É um cara fantástico.
      Abraços, amigo.
      SV

      Excluir
  5. Ouço dizer que o Vasco está interessado no Jones Carioca, aquele que jogou no Ameriquinha e acabou agora dispensado pelo Bahia. Será? Se verdadeiro o boato, sinto dizer que um sério trabalho estará indo água abaixo, movido que passa a ser por interesses certamente escusos. O Vasco não é depósito pra sucata! Contratações de jogadores medianos, porém com potencial, sim, mas com coerência. Espero que a notícia não se confirme. Abraços e SV.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernando, a vinda do Jones Carioca está meio que condicionada ao retorno do Mosquito, atacante das divisões do clube que saiu por problemas contratuais e , hoje, se encontra impossibilitado de jogar no Atlético-PR.
      O empresários é o mesmo e o René está tentando solucionar ambos os casos com uma tacada só.
      Vamos ver se dará resultado.
      Abraços e SV

      Excluir
  6. Mauro, estou lendo aí ao lado que o Fluminense tentou atravessar o Vasco na negociação com um lateral peruano. Foram palavras do próprio Dinamite que, mesmo assim, cede São Januário para um jogo desse mesmo Fluminense no campeonato carioca. Vá entender ....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Fernando. Realmente não dá pra entender a postura do nosso presidente. O time das Laranjeiras só nos sacaneia e nós abrimos as pernas pra eles.
      COmplicado aturar esse tipo de coisa.
      Abs e SV

      Excluir