Cristiano Mariotti

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Vasco 0x2 São Paulo.Por Cesar Augusto Motta


Atuação vergonhosa

Meus caros vascaínos, bom dia. Antes da bola ter começado a rolar em São Januário, a torcida fazia grande festa e preparava muitas comemorações para depois do término do jogo, mas vimos quarta-feira um Vasco praticar um futebol feio, de dar dó, e sua classificação para a Libertadores se complicou mais ainda e poderá escorrer entre os dedos.
Com a velocidade de seus laterais, jogadas bem trabalhadas no meio campo e sem a marcação de nossos volantes, o gol era questão de tempo para o São Paulo. Nílton e Wendel estavam apagadíssimos, os jogadores tricolores fizeram tudo o que queriam e, de, quebra, o matador Luis Fabiano estava numa noite inspirada e deixou seu gol, com chute no canto e toque da bola na trave antes de entrar, para nosso azar.
Nossos lados do campo eram 2 avenidas, Jonas não fez uma boa jogada pelo seu setor, e não contribuiu na marcação. E Thiago Feltri foi outro que demonstrou não ter habilidades defensivas e sem ameaçar muito pela esquerda. Para mim, dois jogadores que não possuem condições de atuar num clube da grandeza do Vasco.
Os laterais do São Paulo, principalmente Cortês, entravam na área de Fernando Prass  com facilidade e finalizavam com perigo, obrigando nosso goleiro a praticar várias defesas difíceis.  Quando não era Prass que salvava, Renato Silva travava os chutes de Oswaldo e de Jádson, ou chutava para escanteio para  se livrar da bola. Rodolfo, coitado, voltava de longo período de recuperação por cirurgia no joelho e foi posto na fogueira por Marcelo Oliveira, escalando-o erroneamente num jogo de fundamental importância para as pretensões vascaínas no campeonato brasileiro. Sua falta de ritmo foi prejudicial para o time, pois não conseguia acompanhar os jovens e velozes atletas são-paulinos e errou o tempo da bola em vários momentos.
Do nosso meio campo, não há muito o que falar, Juninho e Marlone não conseguiram furar o bloqueio armado pelos comandados de Ney Franco, e nas poucas vezes que acharam espaços, não conseguiram aproveitar.
E nosso ataque, o que dizer? Entramos em campo com 2 a menos, respeito muito Éder Luis e Alecsandro, ambos foram importantíssimos na Copa do Brasil e entraram para a história do clube, mas hoje eles mais atrapalham que ajudam o Vasco. Sempre havia aquela pergunta, se Juninho e Felipe poderiam jogar juntos, mas  Alecsandro e  Éder podem jogar? Eles jogam mais por falta de opções no grupo, e se tivéssemos 2 Tenórios na frente, os 2 iriam para a reserva ou deixariam o Vasco. Éder continua não arranjando nada no ataque, e Alecsandro agora há 8 jogos sem fazer gol, ele esperar a bola chegar aos seus pés para concluir não dá mais. Atacante tem que sair da área e buscar jogo, arriscar de longa distância, e nada disso ele faz. Parece ele acomodado, e jogando sem compromisso.
Como a primeira etapa foi terrível, Marcelo Oliveira tentou melhorar o setor defensivo, ineficiente na maior parte do tempo, e trocou seus laterais, com Auremir na direita e deslocamento de Wendel para a esquerda e Felipe como volante, para que este pudesse sair mais de trás e trabalhar jogadas com Wendel, pois tinha dado certo no jogo anterior. Além disso, Fabrício entrou na zaga para ser parceiro de Renato Silva, Rodolfo teve um péssimo retorno entre os titulares, e mantê-lo seria pedir pra tomar outro gol.
A equipe resolveu partir pra cima do São Paulo e a torcida tentou empurrar um pouco mais o time, mas logo no início do segundo tempo, Auremir, outro jogador que retornava por contusão, perdeu a bola e proporcionou contra-ataque que resultou no chutaço de fora da área e belo gol de Oswaldo. Depois do 2 a 0 e com atuação apática de todos, seria difícil o Vasco conseguir reagir no jogo. Uma reação foi até esboçada, com algumas tabelas entre Felipe e Juninho,e algumas surgiam perto da área, mas Rogério Ceni estava agarrando até pensamento. Uma derrota dolorida, que frustrou os mais de 11 mil torcedores presentes na Colina Histórica, e os próximos dias prometem ser tensos, a chapa parece que vai esquentar.
Para concluir, não acho que faltou vontade aos jogadores, não há qualidade mesmo, e as rodadas seguintes serão mais difíceis se compararmos com os adversários do São Paulo. Teremos Santos, Botafogo e Inter, já o São Paulo enfrentará Figueirense, Atlético Goianiense e Flamengo. Preocupante, estamos somente 1 ponto na frente, e já na próxima rodada poderemos deixar o G4, que ocupamos há 54 rodadas. Se havia alguma esperança de título, depois de ontem, chance zero, e como dizia Carol Canoa, apresentadora do Só dá Vasco, parceira do nosso blog, a torcida não queria aceitar a realidade, de que só brigaríamos por Libertadores e que pensar em título seria muita pretensão, tendo em vista o futebol que o Vasco apresenta e o que os rivais estão jogando. Ela está certa, quem ainda não aceitou, que agora aceite a real situação. E o que eu falei em outra coluna, repito, que daqui até o fim do campeonato, que muita coisa mude e os deuses do futebol nos ajudem.

Cesar Augusto Mota
@rasecmotta11

Nenhum comentário:

Postar um comentário