Cristiano Mariotti

terça-feira, 2 de outubro de 2012

A MUDANÇA JÁ PODE SER VISTA. POR MAURO BREMER


Olá amigos,
 
Dias atrás, escrevi que o Comandante da Nau Vascaína iria impor sua filosofia e trabalho em São Januário. Pois bem, apesar de estar a frente do time por apenas 3 jogos, já podemos notar algumas de suas preferências. Apenas relembrando, antes, com a dobradinha Ricardo/Cristóvão, o time jogava no esquema no 4-2-3-1, o “Esquema da Moda” como é chamado por alguns.    
E qual é o esquema tático para o Vasco, o ideal, o melhor? Talvez o anterior tenha dado certo pelo simples fato do elenco permitir ao treinador armar o time desta forma. Tínhamos Diego Souza, que encaixava muito bem na equipe e no esquema, Rômulo, um exímio e talentoso volante que sabia sair para o jogo e errava poucos passes, Fagner, uma válvula de escape e excelente opção para os contra-ataques além de cruzar muito bem, Allan, sempre apoiando e com boa marcação, além de Eder Luiz, que na época “voava”. O Vasco era forte, permitia ousar. Marcelo Oliveira viu o que tem na mão e com serenidade e inteligência, voltou a adotar o 4-4-2. 
Falemos então do presente, afinal de contas, não podemos mais contar com os acima citados. Nosso comandante está tentando de todas as formas colocar Juninho e Felipe juntos, também mencionei numa coluna anterior, que estava entusiasmado em ver os dois jogando juntos. Ao que ao meu ver, não está dando muito certo. Culpa do esquema? Não. Felipe anda disperso, erra demais, reclama demais, com isso sacrificando e sobrecarregando Juninho em demasia. Não foi o que aconteceu no último jogo? Após um erro grosseiro, com o time no ataque, o visitante abriu o placar, e olha que é uma equipe limitada essa do Figueirense. Com a volta de alguns jogadores ao time, até aposto um tostão que Marcelo irá escalar Carlos Alberto para compor o meio campo ao lado de Juninho. Ainda prefiro Felipe, desde que focado e com vontade de jogar. Volta Felipe!   
O lado positivo, se é que tomar gol tem um lado bom, foi ver a reação do time. Não se desesperou, tocou a bola, criou várias chances até empatar o jogo com Luan, aliás, se mostrando uma boa opção para o treinador, ainda que longe de fazer a torcida esquecer Fagner.
De qualquer forma é com este time que seguiremos até o final do campeonato. Contando com muito trabalho, ajustes do treinador, aproveitamento de alguns jogadores que estavam esquecidos, principalmente os da base, acredito que possamos adquirir uma maior consistência e chegar no final do ano, garantindo uma vaga na Libertadores.  
Eu acredito, pois mesmo com todas as dificuldades, continuamos no G4. E você?   
 
Abraços galera e até a próxima!
“O sentimento não pode parar”    
Mauro Bremer @MauroBremer 

Um comentário:

  1. Mauro
    Eu acredito sempre no nosso Vasco. Paixão é paixão. Pena que o Vasco vendeu seus 5 melhores jogadores, caso não ocorresse, estaria disputando a ponta da tabela.
    Mas no G-4 acredito muito.
    Vamos todos cantar de coração, Tua imensa torcida é bem feliz.
    Adalberto Day cientista social e pesquisador da história.

    ResponderExcluir