Cristiano Mariotti

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Coluna Cesar Augusto Mota- Dezembro sombrio


Olá amigos, sei que a cada semana e dia só nos deparamos com notícias ruins e falta de  novidades para nosso amado Vasco, é uma situação desanimadora e preocupante, e parece que 2013 será um ano difícil.
Após a saída surpreendente de Fernando Prass segunda-feira passada, Auremir foi mais um a procurar a Justiça e se desvinculou do clube, e ontem vimos que Nílton tomou o mesmo rumo.
São situações chatas, constrangedoras, mas os jogadores estão no direito de procurarem seus direitos, e tudo aconteceu porque a diretoria abriu brecha para essas atitudes, bastam 3 meses de atraso em FGTS ou direitos de imagem para um atleta entrar com ação e exigir rescisão unilateral de contrato. Sabiam que isso podia acontecer, tendo em vista a asfixia financeira pela qual o Vasco está passando, e não conseguiram honrar os compromissos que a instituição tinha com os jogadores.
E essas atitudes, de procura pelo Judiciário para obtenção de quebra de contrato, além de demonstrarem incapacidade e descontrole de quem comanda o Gigante, nos faz perceber também que esses jogadores não queriam ficar no clube,e pudera, trabalhar sem receber é complicado, a desmotivação era enorme  e na visão desses profissionais não havia perspectiva de melhora no quadro financeiro do Vasco, um  verdadeiro caos, nem o vale-transporte os funcionários recebiam, por isso faltavam ao trabalho.
Para piorar, foi confirmada a ida do Reizinho da Colina para o futebol dos Estados Unidos, e isso fez a torcida ficar bem dividida, alguns desejando boa sorte e manifestando saudades de Juninho, já outros o chamando de traíra e se sentindo decepcionados.
A meu ver, Juninho não traiu o clube e torcida, ele aguardou por 1 mês uma solução a ser apresentada pelo Vasco quanto a quitação de salários atrasados de todos no clube e um planejamento consistente e com garantias financeiras para a montagem de uma equipe forte para 2013, mas os dias e semanas foram passando e nada de soluções. Uma alternativa encontrada pelo departamento de futebol foi a de bancar somente os salários do Reizinho com a ajuda de investidores, mas isso não agradou o nosso eterno camisa 8, e ontem foi noticiado o que muitos já imagivavam, inclusive eu, do acerto com o New York Red Bulls, equipe do francês Thierry Henry.
Há quem diga que Juninho saiu por questões financeiras, mas não vejo assim, ele tem uma filha que estuda nos Estados Unidos e ele aceitou jogar num país sem tradição no futebol mais pensando na família que propriamente em ganhar dinheiro, temos também de ver isso, a questão familiar. E tudo o que Juninho pediu nesse fim de ano aos dirigentes do Vasco foi pensando nos ex-companheiros dele e funcionários, se estivesse preocupado exclusivamente com seus ganhos teria aceitado o que a direção vascaína o propôs, e Juninho foi até seu limite, não podia mais esperar e havia também o aguardo dos norte-americanos por sua resposta à proposta de jogar na Major League Soccer. Só tenho a agradecer por tudo o que Juninho fez, suas jogadas, gols, empenho, raça e títulos, que seja muito feliz no exterior, e se algum dia quiser voltar, certamente a nação vascaína o receberá de braços abertos.
Corremos ainda risco de perder mais atletas, seja por negociações, ou por rescisão nos meios judiciais, e apostar na base passou a ter peso ainda maior. Porém, Marlone, Jhon Cley, Luan, Romário e outros que venham a jogar ano que vem não podem ser considerados soluções, e jogar tudo nas costas deles poderia queimar cada um e o ambiente ficar ainda pior.
E se os dirigentes enxergassem que se todos trabalhassem somente em favor do Vasco e o clube contasse com pessoas não ligadas a seguimentos políticos e com profissionais capacitados, nosso clube seria imbatível, um novo modelo de gestão é necessário, o profissionalismo é urgente, não há mais espaço para oportunistas e amadores, Vasco não merece, não precisa disso.
E precisamos ver que o Vasco é maior que qualquer crise, bem como todo jogador que passa, para eles é momento, mas Vasco é uma vida para nós torcedores, precisamos abraçar essa equipe, pegar a época da série B como exemplo e nunca abandoná-lo, nosso clube precisa da gente mais do que nunca.
 
Mensagem final
 
A equipe Gang do Bacalhau, parceira da Rede Só dá Vasco, e composta por mim(Cesar Augusto Mota), José Carlos Prata, Mauro Bremer, Mauro Segadas, Carlos GregórioJúnior, Raimundo Almeida  e Luizinho Almeida quer agradecer a todos pelo apoio dado este ano e desejar um Feliz Natal e um 2013 com saúde, paz, felicidade e que venha o sucesso para todos nós, inclusive para nosso Vasco, que essa tempestade passe logo e que o Gigante volte a se levantar, caído sim, morto nunca!
 
Cesar Augusto Mota
@rasecmotta11
 

2 comentários:

  1. Grande Cesar,parabéns por mais essa jóia de coluna.Cada vez melhor.SV.

    ResponderExcluir
  2. Cesar, parabéns. Síntese apurada da atual situação do Clube.
    Bom Natal e um promissor Ano Novo!
    Mauro Bremer

    ResponderExcluir