Cristiano Mariotti

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Coluna Cesar Augusto Mota-É possível o retorno do Reizinho?


Olá, amigos vascaínos!

 

 A Copa das Confederações acabou e o Campeonato Brasileiro voltou, se reinicia no fim de semana, e o Vasco terá um jogo difícil pela frente. Terá de encarar o Internacional no frio do sul do país, e esse retorno à competição nacional já está mexendo com os nervos do torcedor, afinal será um jogo contra o Inter e 2 clássicos em seguida, contra Flamengo e Fluminense, 3 páreos duros. Além desse assunto, outros foram amplamente discutidos pelos vascaínos, como recordaremos a seguir.

 

Novelas Montoya e Reginaldo

 

As situações de 2 jogadores vinham se arrastando nos últimos dias, a de um já está resolvida, agora não sabemos quando será a do outro.  Há mais de uma semana já com todos os documentos e o contrato foi assinado ontem e a apresentação oficial será hoje. O desconhecido Reginaldo, enfim, é jogador do Vasco, que treinou ontem pela primeira vez com o elenco, vai estar à disposição de Paulo Autuori para a sequência do Campeonato Brasileiro, mas não na próxima partida. Muita gente reclama desse jogador, que saiu do Brasil muito cedo, ainda aos 16 anos, e não conhecemos seu futebol. O melhor é esperar e ver o que ele tem a mostrar, mas para a quantidade de atletas que temos no ataque, a contratação foi desnecessária, há mais carência na zaga e ficaremos com poucas opções no meio de campo, pois Bernardo ainda se recupera de cirurgia no joelho e Carlos Alberto não deve renovar contrato. Veremos como se sai Reginaldo no Vasco, mas para ele jogar, ou Paulo Autuori promove rodízio de jogadores, o que é difícil, ou  arrebenta nos treinos, a concorrência pela posição será acirradíssima.

O caso de Montoya é mais enrolado, o colombiano já foi para São Paulo tirar visto de trabalho, retornou ao Rio com toda a documentação, mas as burocracias seguem atrapalhando o Vasco. Corremos o risco de não vermos a estreia desse jovem valor contra o Internacional, e ele só poder entrar em campo em Brasília, contra o Flamengo. Impressionante como a dificuldade para regularizar jogadores acontece com o Vasco, somente há uma semana que o nome de Rafael Vaz apareceu no BID da CBF, e olhe que não se tratava de uma transferência internacional.

Burocracia atrapalha? Certamente, mas para também é necessário agilidade.

 

Clássico em Brasília

 

Após veto ao Maracanã, por conta do tempo para desmontar as estruturas da Copa das Confederações e a restrição a São Januário pela Polícia Militar, 3 cidades apareceram para abrigar o clássico Vasco x Flamengo, do próximo dia 14. Entre Salvador, Fortaleza e Brasília, a última cidade foi escolhida, e os brasilienses terão a chance de ver o time de coração de perto e poder lotar o Mané Garrincha, gerando uma boa renda para ambos os clubes.  O futebol de Brasília, já sabemos, não tem muita tradição, não há nenhum clube na elite, o público no campeonato local é pequeno e pode o estádio remodelado para a Copa das Confederações e a Copa do Mundo se tornar um elefante branco após o término dos eventos, mas se tornou uma alternativa para os clubes levarem mais torcedores aos jogos e consequentemente faturar mais. Apesar de a renda do jogo ter de ser dividida com o Flamengo, há muitos torcedores dos 2 clubes na capital federal e há possibilidade até de ocupação próxima ao total que o estádio comporta, de 71 mil torcedores.

A chance de jogar num estádio que receberá grande público e com o atual momento financeiro, será excelente para o Vasco, e que sirva para ajudar principalmente os funcionários, tendo alguns reclamado de atraso nos pagamentos durante a Copa das Confederações. Jogadores chegaram também a reclamar, e houve confusão sobre depósito nas contas bancárias, mas o assunto já foi contornado por Cristiano Koehler, diretor-geral. Renda de jogo pode ajudar no pagamento de vencimentos, mas apenas uma alternativa, e não pode ser sempre a receita do clube. Aguardamos ainda s certidões negativas serem emitidas e o anúncio de novos patrocinadores, para desafogar um pouco as finanças do Vasco, trabalhar sem receber nunca é bom.

 

Juninho de volta ao Brasil

 

Ontem tivemos uma notícia que surpreendeu a maioria dos torcedores, principalmente dos vascaínos. O ídolo Juninho Pernambucano rescindiu contrato com o time norte-americano New York Red Bulls, alegando desentendimento com o treinador e insatisfação com o próprio desempenho, e avisou que estará retornando ao Brasil na próxima semana. Pode ser motivo de festa esse acontecimento? Eu vejo isso com mais cautela, afinal, Juninho saiu do Vasco reclamando da estrutura e se queixando do ambiente, afirmando que era carregado e sujo, e que muitas pessoas não estavam felizes trabalhando no clube.

O retorno dele seria ótimo, mas não sabemos se Juninho quer, e também se a diretoria conseguiria convencê-lo a retornar, nem que fosse para atuar por 6 meses. Há a presença do técnico Paulo Autuori agora no clube, mas não sabemos se ele, juntamente de Ricardo Gomes, motivariam Juninho a jogar novamente pelo Vasco.

Pode ele não ter ficado com o desempenho de si mesmo nos Estados Unidos, mas para o atual elenco que temos, ajudaria muito e seria mais uma vez destaque, como foi enquanto esteve em sua última passagem. Estamos ainda na torcida, mas é preciso ter pés no chão e aguardar, afinal, o ambiente ainda é carregado, e isso tem atrapalhado o Vasco em diversos ângulos.

 

Encerramento

 

Vamos torcer e aguardar calmamente pelos próximos dias, sei que é difícil, mas que muitas notícias boas ainda estejam por vir, como certidões negativas emitidas, anúncio de patrocinadores e salários em dia. A vinda de Juninho eu ainda procuro não projetar, mas se vier, será muito bem vindo e estaria retornando para sua segunda casa, seria excelente constatar o retorno do rei e novamente a felicidade dos seus súditos. Aguardemos, e que o Vasco faça grandes jogos daqui pra frente. Boa quinta-feira a todos, e excelente resto de semana!

 

Cesar Augusto Mota


Twitter: @rasecmotta11

E-mail: rasecmotta@uol.com.br

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário