Cristiano Mariotti

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Coluna do Mauro Segadas - Não temos descanso

Amigos, bom dia.

Não ta nada fácil. Vou evitar comentar sobre essa situação do Paulo Autuori. Não sei se vai sair, se vai ficar. Tenho certeza que os demais colunistas do Blog farão as devidas análises a respeito do assunto no decorrer da semana.
Prefiro falar do que vi no jogo de ontem.

TRINTA dias de treinamento. Isso mesmo. TRINTA. E o que foi que vimos de positivo?? NADA!
Não vou ficar analisando elenco novamente. Todos nós sabemos que falta qualidade, mas não dá para deixar passar em branco a desorganização do time em campo.
Pra começar, fica a dúvida: Se treinou a semana inteira com uma determinada formação, por que ir pro jogo com outra bem diferente. Dá pra entender? Será que não atrapalha?

Outra coisa que incomoda muito é a insistência com certos jogadores comprovadamente ridículos. Nei, Ken, Edmilson, Michel Alves.
Pelo amor de Deus, né? Escalar o Nei improvisado na lateral esquerda, sendo que o Yotun está à disposição e, pelo o que me lembro, não comprometeu nos primeiros jogos do Brasileiro. É algo a se pensar, não? Tá muito esquisito.
Escalar o Edmilson também é difícil de entender. O cara é HORROROSO. Mal consegue dominar uma bola, mas tem sempre uma vaguinha no ataque. E essa “pérola” foi um pedido do próprio Autuori. Genial!

E a insistência com a mosca morta do Pedro Ken? Será que alguém poderia ligar este rapaz na tomada? Ele precisa de um choque pra ver se acorda.
Preciso falar do Michel Alves? Meu Pai do céu. Goleiro de totó!! 90% das bolas que vão pro gol, entram. O Vasco não pode jogar um Brasileirão com um goleiro deste nível. Me lembra muito aquele Erivelton, que jogou aqui em 2005. Pula pra não chegar!

Resumo da história: Time desorganizado, MUITO mal escalado e, pra completar, pessimamente modificado no decorrer da partida.
O Nei, por exemplo, jogou os 90 minutos, mesmo fazendo uma partida lamentável. Foi o autor de um golaço (contra) e errou quase tudo que tentou. Substituí-lo??? Jamais!  
O resultado de 5 a 3 pro Internacional foi pouco. Poderia ter sido mais.
Mais uma atuação pífia do time. 13 gols sofridos em 6 rodadas. Média ta boa.

Me lembro bem quando o Paulo se disse surpreso “positivamente” ao assistir um jogo do Crac-GO contra o Náutico, pela Copa do Brasil deste ano. Achou a postura tática do time goiano fantástica, mesmo com jogadores limitadíssimos. Pois é...
Dava a entender que seria possível fazer o Vasco, mesmo com um elenco bem ruim, jogar com organização, velocidade, bem distribuído em campo. Não é bem isso o que estamos vendo.
Confesso estar extremamente desapontado com o rendimento do time. Esperava o mínimo de padrão de jogo. Cheguei a pensar que uma evolução estava a caminho, mas, pelo jeito, me enganei. Estamos involuindo  dia após dia e isso é notório.

Deste jogo de ontem, gostaria de destacar as atuações do Sandro Silva, do André e do Rafael Vaz.
O Sandro foi um leão em campo. Na prática, é o único volante-volante do time, mas sempre aparece bem na frente, mostra certa habilidade e bom passe. Tem subido de produção.

O Rafael Vaz, apesar de cometer alguns erros por puro nervosismo – o que é natural – melhorou a saída de bola da equipe, fez o que pode naquele zaga desguarnecida e ainda apareceu no ataque. Fez um belíssimo gol de fora da área. Pode evoluir com o passar do tempo.

André me surpreendeu. Se movimentou muito, deu opção, brigou bastante lá na frente e foi premiado com um gol de oportunismo. Acredito neste rapaz. Acho que tem tudo para se dar bem aqui. Só precisa estar com a cabeça voltada apenas em jogar bola. Nada de balada, meu garoto!

Fiquei bem triste com o que vi diante do Inter. TRINTA dias se passaram e não demos qualquer passo à frente. Muito pelo contrário.
Agora teremos, no próximo domingo, o Flamengo. É o clássico dos desesperados. Dois gigantes que vivem péssima fase.

Espero que o garoto Montoya já possa fazer sua estréia no time e que a escalação seja de acordo com o que é treinado durante a semana.
Quando o material humano é ruim, deve-se inventar o menos possível. Não é isso que tem feito o nosso treinador.
Aliás, nem sei se o Autuori estará no clube até lá. Hoje haverá uma reunião no Rio que definirá sua situação.
Só espero que o Vasco não se prejudique ainda mais com esse novo episódio.

Não torço por A, B ou C. Torço por esta cruz de malta que fica localizada no coração. Os homens passam, a instituição fica!
Que a decisão seja a melhor possível para o clube.


Segue o jogo...

Juninho

Esta semana também será decisiva para a volta – ou não – do Juninho ao Vasco. Está programado um encontro entre o Ricardo Gomes e o próprio Juninho e saberemos se ele irá se aposentar ou jogará mais um tempinho com a nossa camisa.
Evitarei relembrar a forma como ele saiu do clube. Prefiro pensar na sua importância daqui para frente.
Seria um acréscimo de qualidade e um ganho importante de experiência para um elenco tão jovem e desacreditado.

Não sei se a provável saída do Autuori pesaria contra o seu retorno, mas espero que sua volta seja confirmada. Tenho certeza de que ainda tem condições de atuar em alto nível por mais um ano, no mínimo. É craque, se cuida, sabe os atalhos do campo.
Aguardemos as novidades.

Semana decisiva

A semana promete, amigos.
Reunião para definição do Autuori, provável volta do Juninho, expectativa pelo anúncio oficial do acordo com a Fazenda e, por conseqüência, novos patrocinadores.
Tem muita coisa pra acontecer.

A coluna de hoje foi meio baixo-astral por conta da derrota de ontem, mas creio que coisas boas vão pintar. Sei que esse discurso já está batido, mas é o desejo puro e simples deste vascaíno que vos escreve.

Um grande abraço e Saudações Vascaínas.

Mauro Segadas
Twitter: @VascoJuve




Nenhum comentário:

Postar um comentário