Cristiano Mariotti

terça-feira, 26 de março de 2013

Coluna do Mauro Bremer – As esperanças se renovam?

Olá, amigos!
Foi com grande satisfação que recebi a notícia sobre a vinda do nosso novo comandante. Confesso até que me surpreendeu. Digo isso, pois, levando em consideração os problemas financeiros que o Clube enfrenta, credibilidade em baixa e as outras opções que se apresentavam no mercado, Autuori, meu preferido, tornava-se a última opção. Gostei.
Os reais motivos do seu aceite talvez não saberemos, contudo, no campo da especulação, podemos enumerar alguns: seu lado torcedor, a visão sobre uma reestruturação do clube, o próprio desafio desta jornada em sua carreira e pedido da família, seriam algumas que o levaram a tomar esta decisão. Reitero, tudo no mais absoluto “achismo”. Sr. Autuori, seja bem vindo e que tenhas todo sucesso do mundo!
Chegou “chegando”
Acompanhei alguns trechos na entrevista de apresentação, nela, o comandante cita a escolha de Pep Guardiola (segundo ele o melhor do mundo) pelo Bayern de Munique, em detrimento a outros clubes. Enfatizou também sobre a “arrogância” da classe ou de alguns treinadores no Brasil e disse confiar nas pessoas e Instituições. Por fim, citou o falecido treinador Vascaíno Elba Pádua de Lima, o Tim, como exemplo de humildade e que certamente irá lhe servir de inspiração para conduzir a Nau nesta temporada. 
De carona
O Presidente por sua vez, citou que a chegada do novo técnico significa um “mais um grande passo” na reformulação do clube. René disse que a chegada de Autuori representa a realização de um sonho. Para ambos eu pergunto: precisávamos passar por situações tão vexatórias para tomar tal atitude? Perder faz parte, mas não da forma como aconteceu. “Demoro”!
Tudo resolvido?
De jeito nenhum. Autuori sabe que precisa remontar o time. Não acredito que com as peças disponíveis conseguirá milagres, no máximo, veremos uma equipe com uma postura diferente em campo, com padrão de jogo e quiçá alguma vontade a mais no elenco. Vou repetir o que escrevi na coluna anterior: não se faz omelete sem ovos. Nos faltam jogadores com técnica. Um grande passo foi dado e nos faltam outros tantos, maiores ainda eu diria. Brasileirão tá chegando e lá o bicho pega “mermão”.    
Amigo de fé, irmão camarada
Não se tem muitas informações sobre o contrato entre as partes, inclusive qual o tempo de duração e valores. A única exigência concreta foi a permanência do Diretor Ricardo Gomes, o que é fácil de entender. Eles se conheceram no Benfica e Autuori sabe que Ricardo é uma daquelas poucas figuras que se pode confiar no mundo da bola. Certamente, não quer relevar seu grande conhecimento da estrutura e problemas na Colina histórica. Me preocupa é o seu estado de saúde, será que aguenta tanta pressão que o cargo exige? Tomara que sim!  
Abraços e até próxima!
Mauro Bremer – @maurobremer

6 comentários:

  1. Mauro
    Realmente, nesse quesito o Vascão trouxe um treinador de alto gabarito, competente e amigo. Paulo Autuori preferiu acreditar no Vasco e até com salário menos.
    Trouxe alento, trouxe simpatia, trouxe a fala fácil, sorriso farto e competência sobre tudo. Fala do Tim e o grande Tim foi um grande comandante do Vasco em 1970.
    O Vasco precisava de atitudes, precisa ser remontado, mandar cacalhadas tudo embora, tipo Carlos Alberto, encrenqueiro, sem futebol algum, e assim tem muitos para dar de graça, pois restou quem, Dedé que já não é o mesmo?
    Acho que o trio no futebol é dos melhores....mas isso não basta. Sem uma renovação quase que total, de nada adiantará.
    Abraços e parabéns pelo texto
    Adalberto Day cientista social e pesquisador da história.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Professor,
      O Sr. está correto, precisamos mesmo de mudanças, acredito até que elas estejam acontecendo, embora de forma tímida.
      Abraços e obrigado por colaborar.

      Excluir
  2. o importante nisso tudo maurão,é que as peças se encaixam perfeitamente sem folgas nem sobras.cada um sabe perfeitamente qual a sua posição na engrenagem e qual a sua atribuição para fazer a maquina funcionar corretamente.sem ciumes, ingerência desnecessária,nem preciosismo desacerbado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Julio,
      Torço muito para que estas engrenagens funcionem melhor ainda. Ainda faltam ajustes é bem verdade, mas que com o novo "mecânico" possam melhorar. Não nos esqueçamos, precisamos trocar algumas peças neste motor.
      Abraços e obrigado por colaborar.

      Excluir
  3. Parabéns bela coluna.

    Expõe exatamente o que se passa em SJ.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sergio meu camarada, obrigado por colaborar. De fato é o que penso, torço muito pelo nosso time mas sem esquecer dos problemas.
      Abraços!

      Excluir