Cristiano Mariotti

sexta-feira, 1 de março de 2013

Coluna Cesar Augusto Mota-É hora de decidir


                                                     Crédito: Site oficial do Vasco/Marcelo Sadio





Bom dia a todos os vascaínos e aos nossos seguidores do blog, amanhã teremos jogão, com promessa de grande público no Engenhão. Enfim chegaram as partidas decisivas do Campeonato Carioca 2013.

O Vasco joga no sábado por ter sido o primeiro do grupo A, graças ao tropeço do Botafogo, que não saiu do empate com o Boa Vista, além do próprio Gigante ter vencido de virada o Duque de Caxias por 2 a 1. E sem contar que, pelo regulamento, quem fizesse o maior número de pontos jogaria domingo, o que não foi nosso caso. É um time em formação e na ascendente contra um time desgastado por jogar 2 competições e com base formada.

Os principais problemas do Vasco são na defesa, com falhas em cobertura dos volantes em alguns jogos e das claras limitações, sejam físicas ou técnicas, dos laterais. A zaga está com uma nova dupla, que está se reacostumando a atuar junto, Dedé e Renato Silva jogaram em 2011. E a maioria dos gols que o Vasco sofreu se deu pelo lado direito, onde está Nei, contratado para ser o dono da posição, mas que ainda não encontrou sua melhor forma física e não está inteiramente entrosado com os companheiros de equipe.

Além disso, o meio campo e ataque encontram dificuldades em superar retrancas dos rivais, foi um enorme sufoco passar pela barreira montada pelo Duque de Caxias. E foi com a saída de Dieyson e entrada de Dakson e com a ida de Wendel para a lateral que o Vasco mudou a postura tática e foi atrás da virada. Mas o Fluminense é um time mais técnico, e se vier inicialmente com uma postura defensiva e sair rápido no contra-ataque com Wellinton Nem e com Fred na área, o Vasco pode ter problemas.

Temos a vantagem do empate, mas não pode a equipe entrar com pensamento nisso, pois se levar o primeiro gol tudo se desfaz e pode o Vasco se ver obrigado a sair para o jogo e deixar espaços, o que é arriscado contra uma equipe de alta qualidade que é o Fluminense. Marcação individual em Fred não é recomendável,  pois há outros jogadores que podem decidir, como Jean, Wellinton Nem ou Deco, caso este último jogue. Marcar por setor seria melhor, além do Vasco fazer o seu jogo. A boa fase de nosso meio campo, com Pedro Ken e Carlos Alberto, a velocidade de Éder Luis e as bolas paradas e oportunismo de Bernardo podem ajudar o Vasco a sair vitorioso amanhã, sem esquecer dos devidos cuidados na defesa.

Os treinos da semana apontaram que Gaúcho usará quase a mesma equipe que terminou a partida contra o Duque de Caxias, em Macaé. A única mudança foi a entrada de Thiago Feltri na lateral esquerda, para a saída de Dieyson. Não é uma boa alteração, pois colocar um jogador que vem de longo período afastado por lesão e numa partida de grande importância e decisiva, melhor teria sido colocar Wendel no setor e promover a volta de Fillipe Souto entre os titulares, e estranhamente foi sacado da equipe.

Com exceção da lateral, temos o time considerado ideal para encarar o Fluminense amanhã, que o torcedor faça seu papel, que compareça, cante, incentive, e acredite até o final. O Vasco já viveu momentos difíceis, e está agora numa decisão, e o apoio não pode faltar. Vamos Vasco, em ti acreditamos!

Encerro a coluna parabenizando o Rio de Janeiro por seus 448 anos, cidade que tenho no meu coração e alma e onde morarei em breve. Após quase 5 séculos, continua a ser a mais bela cidade deste universo, e onde está o Vasco, nosso grande e maior amor. Será de imenso prazer e satisfação estar perto desses 2 amores em breve, que Deus me ajude a realizar esse sonho o quanto antes. Abraços a todos, bom jogo amanhã. SV!

 

@rasecmotta11

@GANGDOBACALHAU

Nenhum comentário:

Postar um comentário