Cristiano Mariotti

sábado, 2 de março de 2013

Coluna de Andy Allah - Agora É A Vera


Olá amigos leitores, finalmente a Taça Guanabara vai começar! Pelo menos para os torcedores dos quatros grandes do Rio de Janeiro. Por que após longos e maçantes oito jogos, que só serviram para determinar a ordem dos fatores, nada foi alterado em seu produto final, aliás, somente o direito de empatar que Vasco e Flamengo adquiriram.

Depois da excelente coluna de sexta-feira, do nosso companheiro Cesar Augusto Mota, ficou difícil de escrever qualquer fato novo a respeito do jogaço de logo mais. Então decidi passar um pouco da minha visão a respeito do passado recente do confronto e alguns cuidados que o nosso treinador Gaucho, deve tomar, para conseguirmos segurar o poderio ofensivo do nosso rival.

Dedé nele

De 2010 para cá, foram disputados oito clássicos entre vascaínos e tricolores, com três empates, três vitórias nossas e duas deles, dez gols sofridos e os mesmo números feitos. Fred marcou quatro vezes, uma de pênalti e os demais com a bola rolando, destes, TODOS levando vantagem em cima do companheiro de Dedé na zaga. Rodolfo uma e Renato Silva duas vezes, curiosamente o beque que jogará neste sábado. Fred é um centroavante inteligente, sabe onde o calo aperta e sempre dá um jeito de sair do raio de marcação do Mito, mas não é de uma hora para outra que isso acontece, dá para perceber e cabe ao Gaúcho alertá-los em campo. Quando Dedé fica colado no Fred, geralmente este não se cria. 

“Nem” pode cochilar

Wellington Nem ataca pelo lado do Nei, as vezes inverte para confundir o adversário, mas devemos tomar cuidado com a cobertura pela esquerda, Abuda pode ajudar, o importante é sempre ter uma ter uma sobra, já que Carlinhos costuma subir muito no setor, com a ajuda de Jean.

O falso volante e o mais perigoso

Já Deco, em jogos como este tem um posicionamento diferente e que sempre dá certo. Ele se posiciona atrás da linha de meio campo, como um falso volante, assim como fazia o Felipe, no Vasco. Com isso, o Fluminense tem uma melhor distribuição das jogadas e quando o brasileiro naturalizado português parte para o ataque, confunde a marcação, já que na prática, o nosso meia tem que acompanhá-lo. Foi assim que acabou com o jogo da final da Taça Guanabara do ano passado, na vitória arrasadora deles, por 3 a 1.

Por incrível que pareça, o Thiago Neves é o jogador que mais temo até pelo seu histórico. Vamos combinar, vai gostar de jogar bem contra o Vasco lá longe! Desde a sua primeira passagem pelo Flu, ou então, no Flamengo e depois no seu retorno às Laranjeiras, o camisa 7 deles sempre arruma um jeito de nos perturbar. Ao contrário de Nem, não muda o seu posicionamento, sempre pela direita, com a ajuda de Bruno – lado ocupado por Felipe Soutto ou Bastos e Feltri –, deixar o meia levar para a perna esquerda e chutar, principalmente contra o Vasco é perigoso.

Jogada Ensaiada
E por último, o nosso time deve também ter uma atenção com as jogadas ensaiadas de Abel Braga, perdemos o Leandro Euzébio, uma pena, mas tanto Gum quanto Anderson, costumam ir bem neste tipo de trama pelo Alto.
Espero realmente que Gaucho tenha estudado e preparado o nosso grupo sobre os perigos de se enfrentar o perigoso ataque deles. Temos que jogar com inteligência, agredindo na hora certa, esquecendo da vantagem do empate. O Vasco da Gama pode e deve se impor, se eles têm um elenco melhor, temos de igualar na raça e com o apoio dos nossos torcedores.

O Retorno

Por falar nisso, a nossa maior torcida organizada, após seis meses impedida de entrar nos estádios, voltam ter esse direito! Bom retorno Força Jovem, espero que voltem com tudo fazendo aquelas festas maravilhosas, que tantas vezes pude presenciar e participar nesses jogos decisivos. Sem violência, sem politicagem, apenas imperem nas arquibancadas!

União dos cantos

Eu juntei alguns dos melhores cantos da nossa torcida, 15 ao todo, fazendo uma um verso, poema, canção, o que o torcedor vascaíno achar que seja! O resultado ficou bom, espero que gostem.

Sou da Cidade Maravilhosa onde ♪ O Trem-Bala da Colina surgiu e foi logo para cima!
Em 88, ♪ o Cocada acabava com a Mulambada! Foi quando, ♪ eu nasci amando o Vasco demais. E a parti daí se tornou, ♪ a minha vida minha história e o meu primeiro amigo!
Desde então ♪ o sentimento não para, e afirmo que ♪ ser Vascaíno é ser muito mais que vencedor. Com esse orgulho, digo para todos os meus amigos ♪ que honra é ser... Saiba eu sou Vascaíno muito prazer♪ e enquanto eu viver, Vasco querido eu sempre ei de ser!
Assim, ♪ eu levo a cruz de malta no meu peito, e ♪ no balance, balance, ♪ Sempre deixamos o caldeirão ferver! Seja de ♪ norte a sul, norte a sul desse Brasil, irei cantar...

♪ Ole ole ole, ole ole ole ola, ♪sou Vasco da Gama meu bem, campeão de terra e mar!

Para cima deles Vasco! @andyallah

Nenhum comentário:

Postar um comentário