Cristiano Mariotti

domingo, 12 de maio de 2013

Três frentes para levantar âncora da nau vascaína!


Olá amigos, como sempre venho fazendo, dou mais espaço para o assunto mais relevante comentado pelos vascaínos durante a semana. Portanto, neste domingo o tema será as manifestações positivas que a torcida vem tendo, abraçando a causa e tentando ajudar o clube a diminuir a dívida, seja com a Fazenda, Receita Federal, ou até, por que não, com os atletas.

Hoje existem três formas para colaborar com a instituição Vasco da Gama, são elas: Programa de Sócios, Campanha dos 100 mil e Campanha Dívida Zero, vou falar um pouco do que eu acho a respeito de cada e a sua relevância.

Programa de Sócios

Claro que toda a forma de contribuição é bem vinda, mas ainda considero o programa de sócios, a primeira frente e a mais importante. Por quê?

Simples, o torcedor associado além de contribuir mensalmente com um valor, que pode ser 30, ou 45 reias dependendo do plano, ganha o direito ao voto, responsabilidade essa que proporciona se manifestar contra, ou a favor a uma gestão administrativa, nas eleições. Fora o benefício de comprar ingresso um dia antes da venda aberta, ter direito a meia-entrada entre outros benefícios adicionais.

E o clube pode arrecadar milhões por mês, claro dependendo do sucesso de cada caso. O que muitas vezes é revestido na contratação de um grande jogador, nacional ou até mesmo internacional. Apesar da sua importância é a que tem menos mobilização, muito devido à demora da diretoria no lançamento do novo plano. Existe até uma movimentação, porém é pelo fato de estarmos mais ou menos a um ano das eleições e a “corrida armamentista” para aquisição de novos sócios e com isso votos.

Campanha dos 100 mil

A segunda frente veio em boa hora, já que o programa de sócios anda a passos de tartaruga, a campanha dos 100 mil, uma operação crowndfunding (financiamento coletivo) foi bem recebida pelos torcedores. Tem como objetivo principal, diminuir a dívida com a Fazenda, pagando processos em fase de execução.

Para contribuir basta o torcedor primeiro efetuar o cadastro através do site:http://www.campanhadoscemmil.com.br/online/ , no momento 20645 vascaínos se cadastraram e agora com o aval da diretoria, resta aguarda os ajustes finais de Koehler e os organizadores da campanha (Thiago Lima, Rogério Filho e Sidmar Almeida). A estimativa é que no início de junho comece a captar a mensalidade que será no valor de 20 reais, que iriam para uma conta particular e depois remetida ao Vasco.

É aquela velha questão, uma coisa é a pessoa fazer um cadastro, outra é pagar. Quando o antigo "O Vasco é Meu" foi lançado, em 2009, o agito também foi alto, mas com o tempo perdeu força.

Campanha Dívida Zero

Pegando carona na empolgação da segunda frente, a última delas foi criada no dia 1 de maio, o estudante de último ano de direto, Giordano Mochel lançou junto com outros idealizadores a campanha dívida zero, com o intuito de pagar as dívidas que o Vasco da Gama tem, com a receita federal.

Ela consiste também no cadastro do torcedor(Nomomento 3581 escritos):http://www.vascodividazero.com.br/ depois é liberada a emissão de DARF’s (Documento de Arrecadação de Receitas Federais) do processo sofrido que é estipulado pelo site, e aí o torcedor pode pagar um valor mínimo de 20 até 200 R$, sendo descontado do montante do valor real da dívida automaticamente.

Neste caso, o dinheiro doado vai diretamente para o destino final, sem passar nas mãos de terceiros, a iniciativa ainda não teve o aval da diretoria (E convenhamos, nem precisa ter). Ao todo já foram quitados 55 mil e qualquer pessoa pode ver quem contribuiu.

Conclusão

Então pessoal, hoje temos três frentes para levantarmos a pesada âncora da nau vascaína. Cada uma com as suas particularidades, meios e até fins específicos. Conheço amigos que estão nas três, outros que preferem uma, os considero da mesma forma, até porque a pessoa sabe da sua limitação e crença.

Pensando friamente se fosse escolher, optaria por virar sócio primeiro. O meu medo é que com a enxurrada de campanhas de arrecadação, o mais importante delas , que é se tornar sócio, ficaque em segundo ou terceiro plano. Sobre os 100 mil, prefiro esperar os primeiros resultados para dar uma opinião. E vejo com bons olhos a “Dívida Zero”, muito por conta da criatividade, transparência e praticidade nas tarefas.

Mas também não adianta a torcida se movimentar para diminuir as dívidas e a atual gestão continuar com os 630 funcionários, pagando mais de 100 mil reais para Robinho, Michel Alves, Enrico, Thiago Feltri & Cia.

Em tempo

Já que a onda é criar campanhas, sugiro criar uma nomeada de “Campanha dos Sem Empréstimos”. Ela consistiria no cadastro de vascaínos para impedir a cessão de São Januário para o Fluminense, time que nos últimos tempos vem nos prejudicando nas surdinas. Claro que fora de campo, dentro a freguesia permanece intacta.

Retweet

O retweet deste domingo vai para a frase do Mauro Segadas, colunista do site (Blog da Coline e do nosso Gang do Bacalhau!) escreveu a repeito do sentimento dos vascaínos tendo de ver o seu estádio ser cedido para a festa do time do pó de arroz:

✠ Mauro Segadas ✠ ‏@VascoJuve9 maio
Muito triste ver São Januário parecendo um panetone, cara... Cheio de frutinha dentro!!! Que terror!!

Lamentável!
Valeu Gang, fiquem com Deus, Saudações Vascaínas!

Andy Allah Gomes Xavier
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E-mail: andyallah@gmail.com

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