Cristiano Mariotti

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Coluna do Mauro Segadas - Nossa dura realidade


Amigos, bom dia!

Não sei se todos vocês puderam ouvir ontem a ótima entrevista que o nosso técnico Paulo Autuori deu ao Programa Enquanto a Bola Não Rola, da Rádio Globo. Nem sei se aquilo pode ser chamado de entrevista. Eu diria que foi uma aula, uma palestra sobre o futebol.
Além de não deixar pergunta sem resposta a respeito da situação atual do Vasco, Autuori respondeu sobre vários temas ligados ao esporte. Semana passada dediquei minha coluna à importância de se ter paciência com um cara diferenciado como ele.

Hoje, reforço este pedido. Mas não vou novamente ficar rasgando seda. Acho que já ficou bem claro o tamanho da minha admiração pelo Paulo.
Quero falar sobre “o que esperar” para esse restante de 2013.

Bom, sei que o desejo de todos nós é que sempre tenhamos grandes times e disputemos títulos. Algo mais do que natural pelo tamanho do Vasco.
O problema é que a nossa ambição para este segundo semestre, ao que parece, será bem mais modesta. Ficar ali na chamada zona intermediária no Brasileirão e beliscar alguma coisinha na Copa do Brasil. Deve ser por aí.
Pode rolar um título? Até pode, mas é improvável.

As palavras do Autuori foram bem claras nessa entrevista/palestra de ontem. Não dá para iludir o torcedor e dizer que o clube entrará no mesmo nível de Fluminense, São Paulo, Galo, Grêmio, Inter...
Nossa realidade é outra. A idéia é que se monte um time capaz de não passar sufoco.

Contratações serão feitas, mas nada que “abale as estruturas”. Serão contratações pontuais, necessárias. O Vasco, hoje, não tem um elenco capaz de jogar em nível razoável um campeonato tão duro como é o Brasileiro.
E TODOS dentro do clube sabem disso. A situação financeira é complicadíssima, as receitas estão bloqueadas, tivemos que vender nosso principal jogador e ainda não fechamos com o novo patrocinador máster.

A tendência é que as coisas melhorem sensivelmente a partir de julho, mas ainda ficará bem longe do ideal. Talvez tenhamos um 2014 bem melhor. Haverá tempo para um planejamento adequado; a atual diretoria já deverá estar com várias situações equacionadas (ou bem perto disso); estaremos livres (se Deus quiser) dessa asfixia financeira.

O único problema (ou será solução???) é que teremos um processo eleitoral na metade do ano e isso sempre mexe demais com o clube. E essa eleição promete ser bem pesada, disputada!
Mas vamos falar somente deste 2013.

O torcedor terá que ter muita paciência e acreditar nas pessoas que estão à frente deste projeto no clube. Sei que muita gente está com os dois pés atrás neste momento, mas é preciso apoiar esse início de processo de profissionalização. É um processo extremamente complicado e que precisará de um tempo para dar resultado.
Precisaremos estar lado a lado com este time que será montado. Se faltar qualidade, que ganhemos na raça, na força da torcida. Seremos fundamentais neste período, amigos.

É óbvio que também estou um pouco cansado disso. Gostaria de sempre ver o Vasco entrando nos campeonatos para disputar de igual para igual com qualquer outro adversário, mas a nossa realidade, no momento, é outra. É chato, desanimador a princípio, mas quando vemos aquela Cruz de Malta em campo, impossível deixar de gritar, apoiar até a última bola do jogo.
E que esse nosso apoio incondicional seja retribuído posteriormente. Que haja essa troca entre torcida/diretoria.

Não adiante só um lado fazer a sua parte.
Faremos a nossa!!!

Contratações

Na última semana citei as posições em que o clube (na minha modesta opinião) deveria investir.

Goleiro – Acho que, se quisermos passar o ano sem maiores sustos, precisaremos ter um sistema defensivo forte, e nada melhor do que começarmos isso com um ótimo goleiro. Hélton é o nome e acho bem viável a sua contratação.
O próprio já demonstrou interesse em retornar ao Vasco e não creio que o Porto crie tantos obstáculos no negócio. Vamos ver.

Zaga – Perdemos o maior zagueiro do país. Precisaremos contratar um ou dois novos jogadores para a posição. Gostaria de ver o Cléber, da Ponte Preta, no clube, mas o cara tá com preço bem salgado. Será que a DIS irá nos ajudar nessa???

Meia - Com a grave contusão do Bernardo e o doping do Carlos Alberto , fica claro a necessidade de buscarmos meias pro time. Pelo o que entendi na entrevista do Autuori, além do Alisson, deverá vir um outro meia do Cruzeiro. Precisaremos de alguém que alie boa visão de jogo e velocidade. Contratação difícil, mas essencial.

Ataque – Parece que teremos de aturar aquela mala do Wellington Paulista. Cai-cai, nervosinho, caneleiro... Não me entusiasma em nada. Além dele teremos o Edmilson, que é uma incógnita completa. Não sei se Tenório e Éder Luis permanecerão no clube.

Vasco x Madureira

Não assisti ao jogo (Graças ao bom Deus) e, por isso, não tecerei maiores comentários a respeito da atuação da equipe em mais uma derrota para um pequeno neste Carioca. Vi apenas alguns lances da partida. A se destacar a infinidade de gols perdidos pelo Tenório e o seu “fantástico” golpe de MMA que resultou no pênalti que decidiu o jogo a favor do tricolor suburbano. Lance bisonho.
E só para finalizar, ver Felipe Bastos como Capitão do Vasco foi DOSE pra mamute!!!

Um grande abraço e uma ótima semana.

Saudações Vascaínas!!

Mauro Segadas
Twitter: @VascoJuve

Nenhum comentário:

Postar um comentário