Cristiano Mariotti

domingo, 21 de abril de 2013

Coluna de Andy Allah - 86 anos de um estádio forçado em sua origem e hoje necessário!

Até 1930, São Januário era tido como o maior estádio do mundo (Foto:Site oficial)

Em 1923, o Clube de Regatas Vasco da Gama, lusitano em suas origens e com a maioria de seus jogadores negros, fazia a sua estreia no Campeonato Carioca. E em seu primeiro ano, esse elenco, que fugia completamente aos padrões elitistas da época, sagrou-se campeão estadual, acabando com a hegemonia de Flamengo, Fluminense, Botafogo e América, as potências futebolísticas daquele tempo.

Foi aí que os clubes incomodados com o ocorrido, em uma medida extrema para vetar a participação da “abominação” do momento, fundaram em 1924, uma a Associação Metropolitana de Esportes Athléticos (AMEA). Criaram um regulamento, que na sua essência foi feito para impedir o Vasco de disputar o campeonato, uma delas seria a obrigatoriedade de ter um estádio em condições para a prática do futebol. Mas o tiro saiu pela culatra, eles não contavam com a união da população lusitana, muito concentrada em sua maioria, no bairro de São Cristóvão, abraçando a construção do imponente estádio conhecido como São Januário, inaugurado no dia 21 de Abril de 1927.

86 anos depois o Caldeirão faz mais um aniversário, continuando de pé com o seu charme habitual, um lugar onde já chorei, já sorri, fiz grandes amigos, passei por momentos caóticos, decepções, as vezes tudo junto no mesmo jogo, porém mesmo assim, é um templo que eu posso e com muito orgulho chamar de minha casa!

E com todo o ocorrido ao Engenhão, eis que os mesmo clubes que “ajudaram” a fazer a história do nosso estádio, hoje necessitam dele, estão desabrigados, dependentes, suplicando por uma ajuda externa do governo para poder alugar um espaço e assim o chamar de “lar”. Deve ser humilhante para Fla, Flu e Bota ter de reconhecer que o plano montado em 1924 deu errado.

Enquanto isso, a Colina Histórica vai receber as seleções da Espanha, Italia e Mexico durante a Copa das Confederações!

É isso amigos, aqui vai a minha singela homenagem a nossa casa, nós do Gang sempre deixamos o canto, Camisas Negras tocando, umas das mais bonitas músicas nossas, feita pela torcida organizada da GDA, mas que infelizmente não ouvimos com certa frequência nos jogos do Vasco. Ela retrata perfeitamente a nossa luta, por que ♪ eu já lutei por negros e operários, te enfrentei, venci, fiz São Jánuário, camisas negras que guardo na memória, gloria, muitas vitórias, essa é minha historia! 

Vamos subir a targ: #OrgulhoSãoJanuário86anos! SV

Andy Allah Gomes Xavier
Facebook: https://www.facebook.com/andy.gomes.5
Twitter: @andyallah
E-mail: andyallah@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário