Cristiano Mariotti

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Coluna Cesar Augusto Mota-Situação crítica

                                                 Crédito da foto: Marcelo Sadio/site oficial do Vasco





Olá vascaínos e todos ligados no nosso blog, já é o terceiro jogo que o Vasco sai sem vencer e passa agora por situação delicada na Taça Guanabara, e dependerá de outros resultados para se classificar para a semifinal.

A vitória contra o Fluminense no clássico realizado no sábado de carnaval era fundamental para ultrapassar o Madureira, que já havia vencido o Duque de Caxias por 1 a 0 e ultrapassara o Vasco no meio da semana.

Cada tempo foi distinto, Fluminense foi superior no primeiro tempo, e o Vasco melhor na segunda etapa. Nos primeiros 45 minutos, a equipe tricolor partia para o ataque freneticamente, e Vasco se defendia do jeito que dava, e a proposta vascaína era essa, de se fechar, chamar o Fluminense para seu campo e pegar as brechas deixadas e fazer contra-ataques mortais.

Destaco a atuação do goleiro Alessandro e de Carlos Alberto, o primeiro fez defesas que não vinha fazendo nos últimos jogos, e Carlos Alberto foi consistente no meio campo, com mais chances criadas, porém não aproveitadas por nossos atacantes.

O segundo tempo era todo do Vasco, estava vencendo por 1 a 0 e por pouco não ampliou, mas a longa má fase de Éder Luis, a improdutividade de Bernardo e o vacilo de Pedro Ken foram fatais, o Fluminense percebeu o nervosismo do Vasco e empatou com Fred. Resultado justo para o jogo, mas horrível para o Vasco.

A situação vascaína é tão curiosa que agora precisa de seus próprios resultados e de tropeços do Madureira para se classificar. Na última rodada,um jogo inusitado, Fluminense x Madureira, e pode o Vasco depender de uma vitória do rival tricolor para prosseguir na competição. Mas o Fluminense não está ainda classificado, a equipe do Boa Vista está colada na tabela, e qualquer tropeço pode fazer o time de Abel Braga cair na tabela.

Se na última rodada o Fluminense já chegar classificado, a pergunta que não cala e que já fiz diversas vezes como comentarista da rede Só dá Vasco: Fluminense seria capaz de entregar o jogo para prejudicar o Vasco? Estamos nos preocupando com isso por culpa do Vasco, que perdeu jogos para adversários inferiores tecnicamente e por não saber nosso técnico mexer na equipe e fazê-la sempre buscar a vitória, tendo recuado na maioria das vezes. Em um campeonato de baixo nível técnico e com estádios precários, não pode o Vasco perder pra times pequenos e nem se ver de fora da semifinal de turno, com  uma equipe de menor investimento em seu lugar. Vasco é grande, não merece isso, mas está nesse contexto difícil hoje também por conta de suas atuações apáticas e dos resultados decepcionantes. Está certo que a equipe ainda não está pronta e precisa de muitos ajustes, mas num campeonato tão fraco em termos técnicos como esse e por sua grandeza, é obrigação do Vasco avançar para as semifinais, pode até ser eliminado mais adiante, mas tem que se fazer presente entre os 4 melhores da primeira parte.

Além disso, uma equipe entra em campo para vencer, nunca pra perder, e tem que jogar pela honra, instituição e dar satisfação ao torcedor, seria falta de ética uma equipe entrar pensando em ser derrotada e para prejudicar um rival. Mas em futebol já se viu de tudo, e não duvidaria que o Fluminense fizesse isso, já nos prejudicou das mais diversas formas e nem se importa com o que faz, passa mesmo por cima dos outros. Vejamos primeiro nossos resultados e em seguida se o Madureira irá tropeçar, primeiro contra o Bangu, antes do Fluminense, que pode definir nossa vida.

É torcer muito, se não der, vida que irá seguir, e pensar na Taça Rio, já com Sandro Silva e Yotún, tornando a equipe mais forte e provavelmente com um novo jeito de jogar. Bom final de semana a todos, acreditemos no Vasco sempre, até mesmo em situações críticas, e ser Vasco é isso, junto dele na vitória e na derrota, no triunfo e na crise, na alegria ou na tristeza. Vasco sempre, jamais o deixe, e ame-o para a eternidade. SV!

 

@GANGDOBACALHAU

@rasecmotta11

 

Um comentário: