Cristiano Mariotti

domingo, 30 de setembro de 2012

Vasco 3x1 Figueirense Por Cesar Augusto Motta.


Venceu e convenceu

Mesmo tendo passado susto nos primeiros 35 minutos, o Vasco conseguiu se acertar, e a vitória de 3 a 1 sobre o Figueirense foi a primeira com Marcelo Oliveira e em sua estréia na Colina História.
A partida começou movimentada, com a torcida cantando e apoiando e a equipe partindo com velocidade para o ataque e com jogadas pelos lados, o que não se via com Cristóvão Borges. Mas aconteceu o mesmo que no jogo contra o Palmeiras, o Vasco sair atrás do placar. Em erro de passe do Maestro Felipe, o Figueirense conseguiu sair num contra-ataque rápido e marcou o gol aos 12 minutos. Além do toque na bola errado, a zaga e os 2 volantes estavam mal-posicionados, metade do campo estava livre para o Figueirense descer e Fernando Prass nada pode fazer para impedir o gol dos visitantes.
As duas laterais tiveram ligeira melhora, com Thiago Feltri tendo algumas subidas e cruzamentos, e Luan demonstrando segurança numa posição que não era a dele, parecia ser um lateral direito de ofício. E num passe preciso do Reizinho da Colina, Luan invadiu a área e empatou o confronto, foi o primeiro gol dele com a camisa do Vasco.
Falando agora de nosso meio campo e ataque, a dupla Nílton e Wendel, tirando o lance do gol do Figueirense, teve bom desempenho. Nílton com seus fortes chutes de fora da área e muito bem posicionado, e Wendel na proteção pelo lado esquerdo e tentando alguns lances de ataque, e quase marcou, seu chute saiu tirando tinta da trave. Já Juninho e Felipe demonstraram que é difícil para os 2 jogarem juntos os 90 minutos. Felipe já joga com mais vontade e mais alegre, mas tem encontrado dificuldades na armação das jogadas pela esquerda, e está errando passes em demasia, não está conseguindo jogar o que pode, já Juninho é o motor da equipe, se ele não joga bem, o time cai de rendimento, mas nesse jogo o Reizinho novamente desequilibrou e participou dos 3 gols do Vasco. Ele colocou Luan na cara do gol, cruzou a bola para o segundo e marcou o terceiro com um belo chute no ângulo e com ajeitada do Mito Dedé, que junto com Fabrício, tiveram grande atuação e não sofreram com os atacantes do Figueirense. Os 2 tacantes tiveram desempenhos distintos: Tenório teve participação destacada, com saídas da área, roubadas de bola, dribles e chutes perigosos. Mas seu gol foi pelo alto, com Juninho levantando a bola no início do segundo tempo e o Demolidor cabeceando e colocando o Vasco na frente do placar. Já Alecsandro teve apenas 2 chances em toda a partida e quase não foi notado em campo. Podia ele ter sido substituído, mas Éder Luis entrou na vaga do demolidor porque o camisa 11 estava sentido dores na coxa e era necessário poupá-lo, ele ainda não está pronto para atuar um jogo inteiro. Éder demonstrou maior evolução, além de criar lances pela linha de fundo, já está acertando mais cruzamentos, aos poucos está voltando o Éder Luis de 2011.
Nada tenho a reclamar das 3 alterações: Jhon Cley no lugar de Felipe, Fellipe Bastos substituindo Luan e Éder Luis na posição de Tenório. A entrada de Éder foi para prevenir que o Demolidor se machucasse e foi uma nova chance para o camisa 7 mostrar que está melhorando seu futebol e que pode novamente ser titular. Jhon Cley esteve tímido no meio campo, esteve mais recuado e preferiu ficar mais na marcação, já Fellipe Bastos foi mais um teste de Marcelo Oliveira na lateral, mas não se viu muita mudança no lado direito. Foi uma atuação convincente e que nos dá mais esperança, a nova equipe já consegue errar menos passes e jogar com mais agilidade, se propõe a atuar num esquema tático ofensivo e com todos devidamente posicionados e o psicológico já é outro, todos têm se dedicado mais e estão mais motivados, isso também provocado pelo rodízio de jogadores que Marcelo vem fazendo. Se continuar a jogar sempre com essa raça e cumprindo tudo o que o treinador pedir, o Vasco pode conseguir mais que o G4, e precisa pensar em tirar a 3ª posição do Grêmio, a Sul-Americana pode atrapalhar se o campeão for brasileiro, e a vaga na 4ª posição pode ir pro espaço. O Vasco está no rumo certo, sigamos com nosso apoio e devemos manter nossas esperanças sempre acesas!

Cesar Augusto Mota.
@rasecmotta11

Nenhum comentário:

Postar um comentário