Cristiano Mariotti

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Coluna do Mauro Segadas - Sinais de evolução




Amigos vascaínos, bom dia.

Gostei da atuação da equipe no jogo diante do Atlético-PR. O resultado não foi o esperado, mas observei claros sinais de evolução no time. E uma evolução, principalmente, defensiva. Mesmo jogando, na teoria, com apenas um homem na proteção - o menino Baiano -, achei que a zaga se portou de maneira muito segura. Jomar e Cris deram poucas brechas ao ataque atleticano e justificaram suas escalações.

Não tenho problema algum em vir aqui e dizer que não entendi a barracão do Rafael Vaz. Na minha visão, é o melhor zagueiro do elenco e não vinha comprometendo. Fiquei, sim, irritado ao ver que o Cris continuaria no time titular, apesar de admitir que sua atuação contra o Náutico no meio de semana foi boa.

Mas a surpresa se fez presente e o veterano zagueiro mostrou, pela segunda vez consecutiva, um futebol consistente e deverá seguir no time. Justo.
Mas quero enaltecer aqui a partidaça do Jomar. Faz o simples, não brinca em serviço, é forte, seguro e vem ganhando confiança jogo após jogo. Vai ser difícil tirá-lo da equipe, hein? O garoto tá colocando as manguinhas de fora e vem conquistando o confiança do torcedor vascaíno. Quem diria...

O que mais me deixa esperançoso é que esta será a dupla de zaga para a Copa do Brasil. Se ambos seguirem nesse crescimento, nosso sistema defensivo terá um ganho importante em momentos decisivos.
Também fiquei bem satisfeito com a atuação do lateral Henrique. Vem mostrando uma nítida evolução na marcação e, quando possível, surge no ataque. É um moleque de 19 anos e que tem tudo para dar certo no futebol. Acho que vale a pena continuar insistindo nele.

Por incrível que possa parecer, com este trio aí, estamos dois jogos sem sofrer gols e com o Diogo Silva sendo pouco exigido. É algo extraordinário??? Eu acho que sim. Ainda mais quando se sabe que a defesa vascaína é a mais vazada do Brasileirão.
Vínhamos tomando muitos gols ultimamente. Não há time que consiga ir pra frente tendo uma defesa tão frágil assim.
A partir do momento que esse erro for corrigido, tenho certeza que daremos um salto na tabela.
Aliás, com Henrique e Jomar jogando juntos, ainda não perdemos neste Brasileiro.

Lembrando que estamos sem Sandro Silva e Guinazu. Ambos, na teoria, titulares desta equipe. Eu falei, NA TEORIA. Na prática, Abuda vem dando conta do recado e ainda pintou o Baiano que, mesmo demonstrando um enorme nervosismo no primeiro tempo diante dos paranaenses, melhorou no segundo e provou que pode vir a ser uma boa opção daqui pra frente.
Quando tivermos TODO o elenco à disposição, acho que sairemos dessa situação perigosa no campeonato e poderemos focar na Copa do Brasil, única competição que disputaremos algo.

Acertando o sistema defensivo, será o momento de buscarmos o tão sonhado EQUILIBRIO. Acho que nossa parte ofensiva é boa.  A dependência do Juninho ainda me assusta um pouco, principalmente quando se nota que ele vem caindo de rendimento nas últimas partidas, mas esse novo esquema de jogo implantado pelo Dorival vem empolgando.
Marlone pela esquerda, Willie pela direita e André centralizado.

Tá dando gosto de ver estes meninos jogando essa bola redondinha. Marlone desinibido, partindo pra cima dos adversários, arriscando chutes de média e longa distância. Cheguei a achar que este rapaz não fosse dar certo. Fico bem feliz de, pelo visto, ter me enganado. Sei que ainda é cedo para uma avaliação definitiva, mas acredito que ele veio pra ficar. Essa é a minha torcida.

Esse Willie é encapetado. Chegou outro dia e joga como se estivesse há muito tempo no clube. Bela aposta da diretoria. Se mantiver este nível de atuações, fatalmente será comprado pelo Vasco. Pelo o que li, seu passe está avaliado em 2 milhões de reais. Não é um valor absurdo.
Vai depender da situação do clube no fim do ano, mas acho que, até lá, as coisas estarão melhores.

Bom, falei, falei, falei e acabei não analisando o jogo contra o Atlético-PR.
Empatamos em 0 a 0, mas poderíamos ter saído com a vitória. Tivemos muitas chances, principalmente nos pés do Marlone, mas a bola teimou em não entrar.

Finalizamos este primeiro turno com 24 pontos e a décima posição. Pontuação ruim, mas, como venho falando semanalmente aqui no Blog, acredito no crescimento do time.
Quarta-feira teremos a Portuguesa pela frente. A Lusinha vem jogando bem e fará jogo duro contra a gente, ainda mais que a partida será lá no Canindé.

Pra esse jogo não teremos Fágner e, provavelmente, Juninho.
Eu iria de : Diogo, Nei, Jomar, Cris e Henrique; Abuda, Baiano, Dakson(Fabio Lima) e Marlone; Willie e André.

Dorival

Acabo de ler que o John Cley, Yago, Danilo e Thales serão promovidos ao time principal e já treinarão com o elenco esta semana.
Notícia maravilhosa. Dorival vem dando oportunidade pros garotos da base e eles vêm correspondendo. Ontem tivemos Jomar, Henrique, Baiano e Marlone em campo. O futuro do nosso Vasco está nessa molecada. Ou será que alguém aqui prefere que Robinho e Edmilson sejam escalados?

Temos uma boa safra e estamos começando a colher os frutos. Finalmente um treinador resolveu olhar para a base com o carinho que ela merece.
Parabéns, Dorival!!

Abraços e ótima semana.

Saudações Vascaínas.

Mauro Segadas
Twitter: @VascoJuve



Nenhum comentário:

Postar um comentário