Cristiano Mariotti

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Coluna Cesar Augusto Mota-Mais preocupações à vista



Olá, amigos vascaínos!

Queria eu estar mais animado nesta quinta-feira e mais aliviado após a partida de ontem para falar com tranquilidade com vocês sobre o atual panorama do Vasco no Campeonato Brasileiro, mas a situação na tabela se complicou mais, agora com 3 derrotas seguidas e os outros vencendo. Falemos a seguir.

Campeonato Brasileiro

Quando as derrotas acontecem, o discurso é sempre o mesmo, de que falta sorte, que o Vasco vinha bem nas partidas, que tinha maior volume de jogo, maiores oportunidades criadas, mas não conseguia finalizar, mas falta muita coisa, principalmente talento.
Vejamos, durante o segundo tempo vimos a entrada de Tenório, Edmilson e Montoya, 3 jogadores que nada estão acrescentado aos jogos e estão saindo aqueles que estavam dando gás ao time, como Marlone, Dakson e André. Alterações erradas e que prejudicam o andamento do jogo, como ontem, saíram Dakson e André para entrar Tenório e Edmilson, ficamos sem poderio ofensivo e a articulação de jogadas ficou prejudicada, Juninho esteve sobrecarregado e a equipe bastante desorganizada, o Reizinho não poderia fazer tudo em campo.
A postura ofensiva e a garra demonstradas na primeira etapa nos davam a impressão que o Vasco conseguiria respirar na rodada e se animar para as próximas, mas a equipe foi covarde no segundo tempo, voltou recuada para garantir a vitória magra e foi justamente castigadas no fim. Uma equipe que luta contra o rebaixamento não pode se dar ao luxo de colocar dois jogadores que não sabem marcar, como Pedro Ken e Wendel, e deixa a zaga desprotegida, e tirar no segundo tempo um jogador que vinha ajudando e muito bem Juninho na criação, após a substituição de Dakson o Vasco perdeu o poderio ofensivo e as sucessivas bolas rifadas e as dificuldades na marcação chamaram o Vitória para o jogo, fora a postura do técnico adversário, que tirou um volante e colocou mais um atacante, o time baiano foi pra cima, mesmo atuando fora de casa e foi premiado com um bonito gol no ângulo.
Se Dorival está mexendo errado, também falta qualidade técnica a muitos jogadores: Fillipe Soutto não consegue marcar, Wendel tampouco, Pedro Ken é lento demais e inoperante na armação, Montoya parece ainda não ter se adaptado ao futebol brasileiro e não consegue fazer nada em campo, Cris, esse nem precisa comentar nada, nem era para ter chegado ao Vasco, fora outros jogadores que prefiro não mencionar, pois a lista é extensa. Problemas sçao de ordem técnica e também da comissão técnica, Dorival Júnior está escalando errado e tem feito substituições equivocadas, e isso pode custar caro lá na frente.
Salários atrasados

Agora a promessa de pagamento de dois meses de salários é de pagamento na semana que vem, isso dito pelo diretor-geral, Cristiano Koehler. Será que desta vez vai? É uma questão chata, que vem desgastando a todos e que vem causando sérios desconfortos no elenco.
No início da semana, o ex-presidente Eurico Miranda disse em entrevista que o zagueiro Rafael Vaz estava insatisfeito pelos salários estarem em atraso e queria entrar na Justiça do Trabalho para se desvincular do clube. Além disso, o lateral-esquerdo da Ponte Preta, Rodrigo Biro, teria se assustado com o atraso nos pagamentos e desistiu de ir para o Vasco na troca por Fellipe Bastos. Antigamente, jogadores faziam questão de defender o Vasco, hoje a realidade é dura, jogadores se recusando a ir para o futebol carioca preocupados em não receber.
Os atrasos nos vencimentos seriam o maior problema e estariam afetando o elenco, além da baixa qualidade técnica de vários atletas. As inúmeras promessas de que os valores serão pagos e nada acontecer mexem com os brios de todos, é certo que a direção se movimenta para resolver, mas enquanto isso não for concretizado, o ambiente seguirá ruim, e esperamos que a situação no Campeonato Brasileiro não piore.

Encerramento

Eu não encerrarei esta coluna dizendo que as Certidões Negativas de Débito saiam logo, pois não se sabe quando essa novela vai acabar, há processos burocráticos que emperram a emissão, e garantias que a diretoria tem que comprovar à Justiça e se enrola,o melhor é não mais criar expectativa e esperar, e sem perder o otimismo.
A torcida sempre faz sua parte, lota São Januário, canta, grita, empurra o time, faz de tudo para o time render, mas não se vê a equipe render. Um choque precisa ser dado, algo novo precisa ocorrer para motivar esse elenco, senão as coisas saem do controle de vez, e não queremos isso, o Vasco não merece isso.
Obrigado a todos, tenham um bom  fim de semana e que o Vasco faça um jogo melhor contra o Atlético Mineiro e obtenha um resultado positivo.
Cesar Augusto Mota
Twitter: @rasecmotta11
E-mail: rasecmotta@uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário