Cristiano Mariotti

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Coluna Cesar Augusto Mota-Vamos enfim deslanchar?



Olá, amigos vascaínos!

Espero que esta noite esteja sendo mais agradável para cada um de vocês, mas a anterior foi para se esquecer. Mais uma vez vimos uma derrota do vasco, os problemas são os mesmos, os protagonistas dos erros também, e foi a quinta derrota seguida. Antes do jogo de domingo, falemos um pouco dos últimos acontecimentos.

Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil

As duas últimas derrotas, contra Vitória e Atlético Mineiro, foram terríveis, na primeira a vitória estava na mão, e na segunda, o time permaneceu na zona de rebaixamento. Sabemos e não cansamos de falar que do meio pra frente estamos bem, mas não temos volantes marcadores e a zaga bate cabeça. Até quando Dorival insistirá com Cris? Será que enxergará que Pedro Ken não marca, é lento e não é bom na armação? Por que Willie no banco?
Eu e a maior parte dos vascaínos está insatisfeita com o trabalho de Dorival Júnior e com a atuação do grupo, falta técnica, o psicológico está abalado, os salários ainda atrasados, mas soluções têm que aparecer e esse marasmo tem que ter fim, não dá mais para aturar o time nas últimas posições, tampouco ver em campo jogadores como Cris, Pedro Ken e Michel Alves.
Na partida de ontem, vimos um Vasco mais disposto, jogando com maior intensidade e objetividade, mas a zaga ainda não foi corrigida e um dos grandes vilões mais uma vez deu o ar da graça: Cris. O inconstante zagueiro errou inúmeros passes e foi penalizado em um lance, no qual foi marcado pênalti. Olhando para o lance, não vi intenção dele em colocar a mão na bola, e durante o jogo se viu jogador adversário fazer isso e nada ser marcado. Não é chorar arbitragem, mas apenas uma constatação, em inúmeros lances a favor do Vasco a arbitragem não marca. Mas tirando isso, deu pra ver que o Vasco melhorou, mas que a zaga e o gol são nossos maiores problemas, e o chute que deu origem para o segundo gol era defensável.
Martelei muito no Cris, mas outro que é perseguido pela torcida, e com razão, é o goleiro Michel Alves. Em quase todos os chutes de fora da área ele rebate, não mostra segurança e erra nas saídas de bola. Já tinha falhado, foi barrado e, de volta, voltou a errar. Não é possível que o vasco não tenha conseguido achar um goleiro confiável este ano e convivermos com o fantasma do rebaixamento.
Acho até temerário colocar o goleiro Jordi, não entra agora por estar lesionado, mas a situação do Vasco é tão desesperadora que acho que ele vai acabar ser lançado ainda este ano mesmo. Se ele mostrar o que vem jogando na base, seria um enorme reforço pra gente, e demonstra o garoto personalidade e não se esconde. Tomara que não sinta o peso quando a oportunidade chegar.

Liberação de emissão de CND’s

Um importante acontecimento veio ontem, com a liberação pela Desembargadora do TRF da 2ª Região em dar provimento ao Agravo de Instrumento Interposto pelo Vasco para que as Certidões Negativas de Débito referente a dívidas com a Fazenda Nacional fossem emitidas. Foi um grande passo, mas ainda temos que esperar as certidões, mas se agora há o aval para emissão, temos a certeza de que vem um final feliz. E que não pare por aí, que o contrato com a Caixa renda muito ao Vasco, que as obrigações junto a Fazenda sejam honradas  e que a casa seja posta em ordem.
O problema de salários atrasados é o maior inimigo do Vasco, não receber por 3 meses não é pra qualquer um, e, querendo ou não, atrapalha o rendimento dos atletas em campo e mexe com a cabeça de funcionários que recebem salário mínimo e tem família para sustentar. Que realmente dias melhores voltem e ares de tranquilidade possam ser respirados e São Januário.

Danilo

Infelizmente mais uma jovem promessa está deixando o Vasco e indo para o exterior. Danilo, de apenas 17 anos e um dos destaques na conquista da Taça BH teve seus direitos comprados por empresários portugueses e deve atuar no Braga. O Vasco não pode sempre se utilizar da venda de seus atletas para saldar dívidas, ainda mais de um quadro com mais de 600 funcionários e pagar salário de atletas como Robinho, André Ribeiro, Edmilson, e outros. Isso é reflexo dos desmandos, da falta de uma gestão administrativa competente e, principalmente, planejamento. Se tivermos uma administração consistente, com pessoas sérias e comprometidas com a instituição e uma situação financeira estável, não seria necessário recorrer para a venda de jogadores para se cumprir com as obrigações correntes.
Que Danilo seja bem sucedido na Europa e que o Vasco siga revelando grandes jogadores e consiga segurá-los por mais tempo, prepará-los para arrebentar no profissional e ter um maior lucro com uma futura venda. Sorte ao garoto.

Encerramento

Não poderia deixar de encerrar esse texto parabenizando e exaltando esse movimento dos atletas por um calendário mais enxuto e mais sensato para o ano que vem. É um absurdo o que faz a CBF, com um Campeonato Brasileiro que obriga os clubes jogarem a cada 3 dias e que pretendia reduzir a pré-temporada em 2014, seria absurdo se houvesse apenas 4 dias de preparação antes da nova temporada iniciar.
Com uma pré-temporada bem definida, uma tabela, seja de Estadual ou Nacional bem organizadas, teremos jogos de nível técnico maior, jogadores mais bem preparados e jogos com muitos gols. Que os 75 atletas que vão conversar com a CBF se mantenham firmes no propósito e que a reunião traga resultados, e com um calendário mais justo, o futebol brasileiro agradece.
Obrigado a todos, boa noite e ótimo fim de semana!

Cesar Augusto Mota
Twitter: @rasecmotta11
E-mail: rasecmotta@uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário