Cristiano Mariotti

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Coluna Cesar Augusto Mota-Semana intensa na Colina e no Brasil


Olá, amigos vascaínos!

 

Após o jogo-treino com o América no último sábado no Cefan, com vitória de 4 a 0 e boas atuações dos garotos da base e surpreendente atuação do atacante Leonardo, antes tido como fora dos planos do Vasco, o clube vai aos poucos se arrumando para o segundo semestre e em breve veremos novas caras na Colina. Vamos falar dessa preparação e de possíveis novidades que podem pintar em São Januário ainda este mês.

 

Preparação

 

 

O jogo-treino foi, na visão de Paulo Autuori, mais um campo de observação, ou seja, oportunidade de ver jogadores que não vinham tendo chances como os outros e hora para novas experiências. Jogadores de base como Baiano e Richard foram testados e aprovados, além do atacante Leonardo, contrato no início do ano e que não vinha jogando há meses por lesões no tendão de Aquiles, também animou Autuori.  Se ele não pode ser descartado, como disse o treinador, o ataque vascaíno vai ficando cada vez mais inchado de jogadores, agora com 8 atletas, e isso não pode continuar. Se esse setor chegou a esse número e ai da está para ser apresentado Reginaldo, ex-Siena, espera-se que um estudo sobre dispensas e uma barca possa ser montada, e não cansamos e bater na mesma tecla, quantidade não é sinônimo de qualidade.

Nesses 30 dias de inatividade para todos os clubes da série A, treinos e jogos, mesmo que não sejam amistosos, são fundamentais, e a pausa do Campeonato Brasileiro, como falei anteriormente, é mais benéfica para quem está ainda se ajustando, e como o início de campeonato e o primeiro semestre do Vasco não foram bons, uma paralisação para reflexão e ajustes são fundamentais.

Outra coisa que considerei importante e que foi dito por Renê Weber, auxiliar-técnico, que o mesmo treinamento é utilizado com todos e que há preocupação em motivar o grupo, que todos os que estão no dia a dia serão tratados da mesma forma e participarão das mesmas atividades, e que será o desempenho de cada um que definirá posição no elenco. Isso é muito bom, pois o grupo é estimulado, ninguém fica parado, e toda motivação é importante, ainda mais no momento de transição que o Vasco atravessa, e creio que levará mais um tempo para Paulo Autuori chegar ao time que considera ideal.

Os 2 novos contratados foram elogiados pela imprensa e ambos estão animando a torcida, o zagueiro Rafael Vaz e o meia Montoya. Vaz participou apenas do primeiro tempo do jogo-treino contra o América, mas foi o suficiente para receber elogios e ganhar a confiança do treinador, já Montoya conquistou a todos rapidamente, na sua apresentação disse estar nos maiores clubes do mundo e que recusou 3 propostas mais vantajosas para atuar na Colina Histórica. Nos treinos, Montoya se destacou ela movimentação e pela precisão nos passes, mas ainda necessita de melhora nas finalizações. Como é um jogador para armar jogadas, isso pode ser relevado, que o jovem colombiano continue melhorando e que nas partidas faça a alegria da torcida vascaína.

 

Copa das Confederações e protestos

 

A semana havia começado com uma boa estreia da Seleção Brasileira contra o Japão, com uma bela festa no Mané Garrincha, em Brasília, mas antes da bola rolar foram vistos diversos manifestantes protestando contra os gastos abusivos na construção e reforma de estádios e o descaso com o transporte público, saúde, educação e segurança. Nada mais que justo, não é só de futebol que vive um país, todos amam o futebol, mas a vida e dignidade do ser humano não podem ser desconsideradas, e após o Mundial, não veremos benefícios para a população, os estádios continuarão, mas não serão vistas melhorias na mobilidade urbana, os hospitais seguirão sem infraestrutura e profissionais e continuará uma enorme onda de violência.

A proposta era de que a Copa seria da iniciativa privada, mas foi injetado muito dinheiro público, orçamentos de estádios foram nas alturas, diversas famílias retiradas de suas casas e nada de benefícios para a população. E o presidente da CBF mais alguns dirigentes parecem não entender a razão de todos esses protestos, não é com o intuito de impedir a realização da Copa no Brasil e nem contra a Seleção, mas contra os desmandos no país, por melhores hospitais, transportes, segurança e um ensino educacional de qualidade.

Parece repetitivo e muitos já falaram isso, mas não é por causa da diferença de 20 centavos numa passagem de ônibus que todas essas manifestações ocorreram e que prosseguirão, mas por conta de tudo o que foi falado no parágrafo anterior e porque não podemos mais aceitar calados tudo o que está acontecendo.

O volante Sandro Silva, quando perguntado sobre essa mobilização da sociedade, demonstrou total apoio e afirmou que o brasileiro tem mesmo que lutar por seus direitos, mas sem violência. E quem vai pra rua saquear loja, revirar e atear fogo em carro e brigar com a polícia, atirando pedras, brigando e ainda depredando patrimônio público, não é manifestante, mas vândalo.

Peço desculpas aos leitores por enfatizar tanto o assunto, mas esses acontecimentos mobilizaram a sociedade e não poderia deixar passar, não pude ir ao protesto de Brasília, onde o teto do Congresso foi totalmente tomado, mas a sociedade precisava acordar e mostrar aos governantes que tem voz e que não abre mão de seus direitos.  Foram reduzidas passagens de ônibus em algumas cidades, mas a luta continuará.

 

Parte final

 

Voltando a falar do Vasco, Ricardo Gomes afirmou que o ciclo de contratações não está encerrado. OK, mas o elenco está aumentando, eu disse em coluna anterior, a diretoria precisa dispensar ou emprestar atletas que estejam fora dos planos, o atacante Romário quase foi para a China, mas a negociação fracassou, e novos ares seriam benéficos para a cria do clube, seu setor está congestionado de jogadores, e voltando após 1 ano e mais experiente poderia ajudá-lo a deslanchar. Outros jogadores que mencionei em coluna anterior, André Ribeiro, Enrico, Thiago Feltri, Robinho,  entre outros. Reforços são urgentes, mas dispensas também, chega de contratar e onerar a folha de pagamento com quem não vai ser utilizado, confio em Ricardo Gomes, que ele seja criterioso na hora de contratar, mas que também tenha pulso e coragem e dispense quem seja preciso.

Foi anunciado que Roberto Dinamite convocou uma reunião para tratar de “assuntos gerais”. Não se sabe o que é, mas que seja para resolver quanto a patrocínios e acordo com a Fazenda Nacional, e esse novo acordo é visto como solução para muita coisa no Vasco, que essa longa novela termine logo, o Vasco já teve várias novelas, de patrocínio a contratação de jogadores. O prazo dado por Paulo Autuori, de que não toleraria salários atrasados está perto do fim, e que Autuori não seja outro a sair do clube, já sofremos com diversas perdas, e precisamos de boas notícias.

E, para finalizar, ficam meus parabéns a todas essas pessoas que foram as ruas gritar, mostrar para o Brasil e para o mundo que não somos coniventes com omissão, corrupção e que queremos respeito, saúde, segurança, transportes públicos de qualidade, que a vida seja respeitada. Futebol é uma grande paixão, Copa do Mundo será ótimo de ver, mas nossa vida está acima de qualquer coisa, e os direitos dos brasileiros foram infelizmente deixados de lado.

Foi uma bola fora de Pelé em dizer que deveríamos esquecer os protestos e focar na Copa das Confederações. Não, Pelé, não temos nada contra a Seleção, mas contra a corrupção e os desmandos dos dirigentes, não só um futebol, mas queremos um Brasil melhor. Obrigado a todos, desculpem os excessos, e até a próxima semana.

 

Cesar Augusto Mota


Twitter: @rasecmotta11

E-mail: rasecmotta@uol.com.br

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário