Cristiano Mariotti

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Coluna do Mauro Segadas - Falta de sorte ou incompetência?



Amigos vascaínos, bom dia!

O que faltou ao Vasco para que saísse de Brasília com os três pontos?
Se formos analisar a partida num todo, o resultado justo seria a vitória do Vasco. Começou o jogo muito mal, permitiu que o Corinthians dominasse as ações em campo e logo sofreu um gol. O apagão vascaíno ainda durou mais alguns minutos, quase resultando num segundo gol da equipe paulista, mas, aos poucos, as coisas foram se encaixando e o time começou a jogar bola.

Antes de dar prosseguimento à análise da partida, gostaria de registrar a minha indignação com a barração do melhor zagueiro do Vasco atualmente. Não tem o menor cabimento tirar o Jomar e escalar o destrambelhado Cris. Queria entender qual critério foi utilizado para essa escolha absurda.

O interessante é que, há alguns dias atrás, o próprio Dorival deixou bem claro que colocaria em campo quem estivesse em melhor momento. Se esse critério fosse levado ao pé da letra, Cris e Pedro Ken não poderiam estar entre os titulares. Mas, ok!
Falarei mais sobre ambos e sobre os demais jogadores mais a diante.

Voltando à partida, ao reencontrar um futebol razoável, o Vasco passou a dominar as ações e terminou o primeiro tempo pressionando o Corinthians.
Na volta pro segundo, Ken – o intocável – foi recuado para segundo volante, Wendel saiu e entrou o ensaboado Willie. Essa mudança fez com que Marlone, melhor jogador em campo pelo lado vascaíno, voltasse para buscar jogo e deixasse Willie e André mais adiantados. Juninho ditava o ritmo do time e Abuda se desdobrava na marcação à frente da zaga.
O empate quase saiu numa jogada que sobrou para o Willie cara a cara com o Cassio, mas o chute encobriu o gol. Logo em seguida, Juninho deu um passe primoroso para André, com muita categoria, igualar tudo no Mané Garrincha.

A pressão vascaína continuou intensa e o gol da vitória não saiu por mero detalhe. Uma pena.
Gostei da postura do time, principalmente na segunda etapa. Jogou solto, criando situações de gol e muito bem posicionado defensivamente.
Merecia voltar ao Rio com o resultado positivo. Seria um prêmio a quem buscou a vitória durante a maior parte do jogo.
Paciência.

Tirando a partida contra o Grêmio, é nítida a evolução da equipe. Discordo de escolhas individuais, mas não posso deixar de elogiar o modo como vem sendo feito o trabalho junto ao elenco.

Como já falei inúmeras vezes, Dorival está LONGE de ser o técnico dos meus sonhos, mas vem fazendo um trabalho consistente e dando padrão a um time que ainda está em formação.
Comentário do  Juninho na coletiva de imprensa: “Daqui a um ano, vamos disputar o título em todas as competições. O trabalho vem sendo bem feito”.

Também acredito nisso. Uma base está sendo montada. Não começaremos 2014 do zero. Isso é fundamental. Só nos resta rezar para que o próprio Juninho faça parte desta base para o próximo ano. Tê-lo no grupo será de extrema importância.

Nosso próximo desafio será o Nacional-AM, pela Copa do Brasil. Ótima oportunidade para dar ritmo de jogo para a molecada. Jomar, Henrique, Marlone, Motoya e Willie precisam jogar. Não adiante botar o cara um jogo e depois esquecê-lo no banco.
Tenho certeza que alguns podem render muito nesta equipe. Basta acreditar e insistir.

É melhor colocar a molecada do que teimar com Robinho, Edmilson, Nei, Cris, Ken... Tô errado?
Pelo Brasileiro, enfrentaremos o Cruzeiro no próximo domingo lá em BH. Jogo dificílimo, mas dá para arrancar um pontinho.
Não teremos moleza daqui pra frente, amigos. Só pedreira.

Força, Vascão!

Boa sorte, Éder Luis

Vamos deixar a hipocrisia de lado. 99% da torcida gostou da saída do Éder. Sempre tem os que vão ficar de mimimi e inventar um monte de coisas para justificar a “importância tática” do Éder dentro do time, mas, já tinha passado da hora de negociá-lo. E é algo positivo em TODOS os aspectos. Na boa, alguém acha ruim emprestá-lo por dois anos e receber 6 milhões de reais pela transação? TÁ BOM DEMAIS!!

Só tenho que dar os parabéns à diretoria pelo ótimo negócio. Temos alternativas dentro do elenco. Reginaldo, Marquinhos, Willie ou, até mesmo, colocar o Montoya mais adiantado. Não temos NADA a lamentar. NADA!
E se o Dorival é MUITO CONTRA a saída do Éder, a torcida também é MUITO CONTRA a sua teimosia em escalar o Pedro Ken e o Cris. E aí? Tudo faz parte do futebol. Você, Dorival, tem que respeitar a decisão da diretoria – e não sair criticando todo mundo via imprensa – e nós temos que aturar as suas bobagens. Tá zero a zero!
O Vasco não poderia perder essa oportunidade ÚNICA que surgiu. Decisão super acertada.

Rápida análise do time

Diogo Silva – Sem culpa no gol. Pouco trabalhou. Parece que o Marcelo Grohe, do Grêmio, pode pintar por aqui. Ótima alternativa. Espero que se concretize.

Fagner – Mal defensivamente, razoável no apoio.

Cris – Chegou atrasado no gol corintiano e deu alguns sustos durante a partida.

Rafael Vaz – Partida discreta e segura.

Yotun – Muito mal. Deixou buracos pelo seu setor e nada contribuiu ao ataque. Deu uma furada bisonha no fim do jogo.

Abuda – Vem crescendo a cada partida.

Wendel – Jogou só o primeiro tempo. Passa por uma fase bem ruim. Aliás, quando foi que ele viveu uma fase boa no Vasco?  

Pedro Ken – O intocável. É o xodó do Dorival. Joga(???) em qualquer posição no meio de campo. NULO!!

Juninho – Essencial para esse time. Deu um passe primoroso pro gol do André. Craque.

Marlone – O melhor do time. Buscou o jogo a todo instante, não se intimidou com o adversário e por pouco não saiu como herói da partida. Teve uma chance de ouro no final, mas acabou chutando pra fora. Surpresa super positiva.

André – Seus números falam por si só. 10 jogos, 7 gols. Atacante matador. Deixou o dele mais uma vez. Não entendi sua substituição. Poderia ter ficado até o fim. Fará falta na Copa do Brasil.

Tenório – Briga muito, mas é extremamente limitado. Parece um maluco em campo. Será O atacante do time na Copa do Brasil. Tomara que dê conta do recado.

Willie – Ensaboado. Entrou na partida e partiu pra cima dos adversários. Mostrou personalidade e qualidade. Merece ser mais bem observado.

Amigos, uma ótima semana e saudações vascaínas

Mauro Segadas
Twitter: @VascoJuve





Nenhum comentário:

Postar um comentário